Início » Alimentação no tratamento do câncer de mama

Alimentação no tratamento do câncer de mama

Confira a Coluna De Carla Patrícia

by JORNAL AGORA

Da Redação

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns em mulheres em todo o mundo e é uma doença que requer um tratamento agressivo e contínuo. Embora a terapia padrão seja uma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, a dieta e a alimentação também podem desempenhar um papel importante no tratamento do câncer de mama, já que a ingestão adequada de nutrientes fortalece o organismo, dá disposição e contribui para o restabelecimento da saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), alimentar-se adequadamente é um passo importante para o sucesso do tratamento de pacientes com câncer. Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer e melhorar a qualidade de vida de pacientes. As pessoas que estão passando pelo tratamento podem ter uma ampla variedade de sintomas, como náuseas, perda de apetite e fadiga, mas uma alimentação saudável pode ajudar a aliviar esses sintomas. A dieta ideal deve ser rica, em vegetais, frutas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, enquanto deve se evitar alimentos processados e açúcar refinado. Comer bem ajudará você a permanecer forte, fornecendo ao corpo os nutrientes de que precisa.

Confira algumas dicas


Faça de 5 a 6 refeições diárias, de 3 em 3 horas.

Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Inclua diariamente frutas, verduras e legumes na sua alimentação.

Troque temperos prontos por temperos naturais (cebolinha, salsa, orégano, coentro, louro, entre outros).

Modere o consumo de fritura, gordura e produtos industrializados.

Ingredients for the healthy foods selection. The concept of healthy food set up on wooden background.

Mitos e verdades

É possível evitar o câncer através da alimentação 

Verdade!


As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros aumentam o risco de desenvolver câncer. Uma dieta rica em alimentos in-natura, em especial os de origem vegetam ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer e bebidas açucaradas, é capaz de prevenir o surgimento da doença. A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão.

Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer? 

Mito!

Não podemos atribuir qualquer poder de cura a nenhum alimento específico. A alimentação saudável deve ser variada para contribuir na prevenção e auxilia no tratamento do câncer.

A atividade física previne o câncer independente da perda de peso 

Verdade!

Além de auxiliar no controle do peso a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios (reduz a resistência à insulina e os níveis de estrogênio circulantes), reduz o tempo de trânsito gastrintestinal e fortalece a defesa do nosso organismo. As recomendações sugerem a realização de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, mas já há evidências de que a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde mesmo quando realizada por menos tempo. Também é importante limitar hábitos sedentários, tais como assistir televisão, usar por muito tempo o computador ou jogar videogame. Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas ao invés dos elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para aumentar a atividade física no dia a dia.

O excesso de gordura corporal aumenta o risco de desenvolver câncer 

Verdade!

O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular e inibem a apoptose (morte programada das células). Dessa forma, a gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer.

Exposição a forno de microondas pode causar câncer 

Mito!

A radiação do micro-ondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos nele não aumenta o risco de câncer.

vegan buddha bowl. healthy lunch bowl with avocado, tomato, bell peppers, quinoa and salsa

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00