Início » Furacão Milton é uma das maiores tempestades em anos

Furacão Milton é uma das maiores tempestades em anos

Sistema deve atingir a Península da Florida nas próximas horas

by JORNAL AGORA

Da Redação

O Furacão Milton já é uma das tempestades mais poderosas que se forma no Atlântico Norte nos últimos anos. As autoridades dos Estados Unidos alertam sobre os impactos potencialmente fatais do furacão Milton à medida que ele se aproxima da costa da Flórida.

A previsão é de que a tempestade chegue à costa da Flórida nesta quarta-feira, 9. De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), prevê que Milton atinja a costa da Flórida como um “furacão extremamente perigoso” na noite desta quarta-feira, horário local.

Os meteorologistas alertam para chuvas torrenciais, inundações repentinas, ventos fortes e possíveis marés de tempestade, que ocorrem quando a água se desloca para o interior a partir da costa. Eles dizem que Milton pode ser a pior tempestade a atingir a área em cerca de um século, com a possibilidade de ondas de 3 a 4,5 metros e até 38 cm de chuvas localizadas.

Onde está o furacão Milton e qual sua rota?

Milton se tornou um furacão de categoria 1 no domingo, 6, e tem se deslocado continuamente para o leste, pelo Golfo do México, depois de passar pela península mexicana de Yucatán.

O apresentador de meteorologia da BBC, Chris Fawkes, informou que a tempestade se intensificou de forma explosiva em um período de 24 horas, culminando em rajadas de vento sustentadas de 321 km/h. Milton foi classificado como um furacão de categoria 5 — a mais poderosa —, embora sua força tenha oscilado.

Apesar de ter diminuído de intensidade na terça-feira antes de voltar à categoria 5, as autoridades alertaram que ele poderia dobrar de tamanho antes de atingir a Flórida nesta quarta-feira.

A previsão é de que o núcleo do furacão passe sobre o centro-oeste da Flórida, e haja uma grande maré de tempestade ao longo de uma faixa da costa do Estado antes de chegar em terra firme.

Em uma atualização na noite de terça-feira, o NHC informou que o furacão havia “oscilado” para o sul, levando os meteorologistas a alterar ligeiramente sua trajetória. Até mesmo as previsões mais precisas costumam apresentar um desvio de cerca de 100 km quando a tempestade está a 36 horas de distância, explicaram os meteorologistas.

Milton deve então atravessar a península antes de desembocar no Oceano Atlântico.

Informações: BBC News Brasil

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00