BLOCO DE MODA – PARIS VERÃO 25

Wagner Penna

PARIS VERÃO 25

A temporada de desfiles de Paris, em setembro, foi marcada por uma série de apresentações destacando as tendências para o verão de 2025. Embora algumas críticas para coleções importantes, como Dior e Chanel,  no geral a coisa andou no passo habitual dos últimos anos: morno e sem emoções. Com exceção da Valentino, com a estilista Michelle despertando certa indignação das clientes da marca, acostumadas com beleza, elegância e glamour. Faltou tudo isso.

Mas houve estreias esperançosas na lista de desfiles. Entre elas, destacaram-se Peter Do, que apresentou sua coleção homônima, e Stefano Gallici, que assumiu a direção criativa da Ann Demeulemeester. A Lanvin, por sua vez, trouxe uma coleção assinada pelo rapper Future, enquanto a Casablanca fez sua estreia na temporada feminina de prêt-à-porter.

A temporada também foi marcada por despedidas de peso, como as de Gabriela Hearst da Chloé e Sarah Burton da Alexander McQueen. Além disso, marcas como Mugler e Maison Margiela retornaram às passarelas, trazendo novas identidades visuais e coleções impactantes.

No geral, essa Paris Fashion Week apresentou uma mistura de tradição + alguma inovação e definiu (até certo ponto e cada vez menos) as tendências para a moda mundial.

VAIVÉM

* A edição da feira Minastrend, que acontece em BH entre os dias 22 e 24 de outubro, terá mais confortos para as lojistas-compradoras. Um deles é que não terão que subir ou descer escadas – já que tudo acontece em piso único do BH Shopping. É o novo local do salão de negócios promovido pela Fiemg. O outro conforto serão as tendas climatizadas – para fugir do calor ***

* Mas o movimento fashion de outubro, na capital mineira, vai além da Minastrend. Na mesma semana acontece o Minas Showroom – que reunirá as melhores marcas de vestuário da cidade. Com o detalhe de cada uma delas vender em seu próprio showroom ***

* PONTO FINAL: o novo ‘filão’ de ouro na moda, são os times de futebol. Isso mesmo: as principais equipes estão licenciando suas marcas para vendas de acessórios – como camisetas, calções, bonés, chaveiros & mil outros gadgets. Times como o Real Madri faturam alto. Lançamentos mensais de novos modelitos e faturamento de milhões. Aqui, Atletico e Cruzeiro estão entrando firme no assunto. Aliás, as turmas do surfe, do golfe, do tênis & afins já fazem isso há anos.

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