Chapa que concorre ao Sindicato Rural promete valorização de produtores 

Ígor Borges

As eleições municipais acabaram, entretanto, os associados do Sindicato Rural de Divinópolis decidem no próximo mês, quem assume a presidência a partir de 2025. Duas chapas estão nesta disputa.

O Agora entrevistou os candidatos da Chapa 2, representada por Leandro Silva a presidente e Ricardo Elídio a vice. Eles falaram sobre as propostas para os associados. 

Um dos objetivos da chapa, que concorre contra o atual presidente, Irajá Nogueira, no dia 8 de novembro, é aproximar o sindicato dos associados.

Chapa

Para Leandro Silva e Ricardo Elídio, ouvir o produtor rural é essencial no dia a dia do sindicato.

— A chapa 2 vem para resgatar o Sindicato Rural e trazer ele para quem realmente é o dono, que é o associado, ou seja, o produtor rural. Nossas propostas, têm em primeiro lugar, a transparência, para melhorar o sindicato cada vez mais — destaca Leandro. 

Ricardo comenta que os próprios produtores os chamaram para montar a chapa. 

— Houve a procura dos próprios produtores rurais, dos próprios sindicalizados, para montar uma chapa para resgatar o sindicato e  valorizar o associado que não está sendo valorizado. Com isso, a gente conversou, eles nos indicaram e assim montamos a chapa — explica.

Propostas

Ricardo quer ter um trabalho de transparência para mostrar o trabalho do sindicato para os produtores.

— Uma das propostas é montar o portal de transparência para o produtor rural acompanhar como funciona o Sindicato Rural. A gente quer mostrar para os produtores como funciona a casa deles, porque o sindicato é a casa deles, na verdade. Outra de nossas propostas é melhorar e crescer ainda mais a Divinaexpô — comentou.

Por fim, Leandro disse que a chapa está aberta para ouvir os associados.

— Quase todo mundo já conhece o Ricardo Elídio e o Leandro Silva. Os produtores rurais associados podem procurar a gente, que vamos na casa, bater um papo com todo mundo, para mostrar as propostas — afirmou.

Apoio

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo) também sinalizou apoio à chapa.

— A chapa 2 tem o meu total apoio. Tenho certeza que eles irão desempenhar um excelente e dedicado trabalho para o cumprimento das tarefas do sindicato — declarou.

Sindicatos

Os Sindicatos Rurais dão suporte aos aos produtores do campo. São entidades que atuam pelos anseios e pleitos do setor. Através destas entidades, áreas ligadas à atividade agrária para proporcionar resultados econômicos e sociais coletivos para o fortalecimento do agronegócio. 

Um Sindicato Rural é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, constituído para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da produção rural, independentemente da dimensão da área explorada. Pequenos, médios e grandes produtores rurais, assim como empresas da agroindústria, podem se associar.

Como se associar

Poderão fazer parte como associados de um sindicato os produtores rurais – pessoa física ou jurídica – integrantes da categoria econômica rural. O interessado preenche uma proposta de associação e anexa um comprovante do exercício da atividade. Caso seja uma pessoa jurídica, deve indicar um representante legal junto ao sindicato.

O associado paga uma contribuição social, que pode ser mensalidade ou anuidade. O valor dessa contribuição é fixado pela Assembleia Geral do sindicato. Com isso, tem direito a tomar parte, votar e ser votado nas Assembleias, desde que esteja inscrito no quadro social há mais de seis meses, exerça atividade rural há mais de dois anos e esteja em gozo dos direitos sindicais.

Divinópolis

O Sindicato Rural foi fundado em março de 1955. Desde então, ele teve 12 presidentes. O primeiro foi Francisco Pereira Lamounier, e o atual, Irajá Ferreira Nogueira, está no cargo desde 1998. O atual presidente concorre mais uma vez e lidera a chapa 1.

As eleições acontecem no dia 8 de novembro.

Related posts

Sábado será de tempo fechado em Divinópolis

Decisão: Galo enfrenta o Vasco valendo vaga na final da Copa do Brasil

4ª etapa da “Operação Mil Graus” é realizada em Itaúna