Eleitores de Bom Despacho renovaram todos os vereadores 

Da Redação

Os eleitores de Bom Despacho trocaram no último domingo,  todos os seus nove representantes da Câmara Municipal. Além da turma ser 100% nova, todos os futuros vereadores, nunca estiveram no Legislativo. 

Os novos eleitos que assumirão a Câmara em janeiro do próximo ano são:

  • Rodrigo Chapola (PSD);
  • Igor Soares (PSB);
  • Eltinho (PRD);
  • Maique da Educação (PSD);
  • Breno Orleans (União);
  • João da Lotação (PSB);
  • João Eduardo (PSD);
  • Eduardo Estruturas (AGIR);
  • Chibil (PRD).

O que explica a troca?

O advogado especialista em Direito Público e professor universitário, Jarbas Lacerda, conversou com o Agora sobre esta mudança significativa,  e muitas vezes, inédita, uma vez que todos os novos representantes ocuparão o cargo pela primeira vez.

— A renovação em Câmaras Municipais tem sido fator recorrente nas últimas eleições, mantendo-se um nível de renovação do quadro de vereadores, estando mesclado entre a reeleição de alguns membros e a chegada de novos nomes. Temos verificado que a reeleição vem perdendo força nos municípios, verificando-se um alto índice de renovação das cadeiras de cada Poder Legislativo — comentou.

Além disso, ele ainda destaca alguns fatores que podem impulsionar a situação ocorrida na cidade. O advogado destaca também a atuação dos partidos em eleger seus candidatos.

— O cenário indica que o eleitorado está buscando novos membros para renovar as expectativas que não tenham sido cumpridas com os anteriores. A construção política dos grupos (candidatos a vereadores) tem alterado muito, com diversos partidos perdendo a força política, fazendo com que não consigam atingir o quociente partidária — explicou.

Por fim, o advogado explica que isso é um movimento raro de acontecer e que tem se notado, nestas eleições na cidade, o surgimento de uma nova frente política.

— O caso eleitoral na Câmara de Bom Despacho ainda demonstra uma renovação da força política na cidade, indicando o surgimento de novas lideranças políticas, sinalizando uma vontade do eleitor em aderir a novos projetos políticos, novas propostas de comportamento na Câmara Municipal — disse.

Um dos vereadores que faz parte desta renovação, Rodrigo Chapola, o mais votado, disse ao Agora que apesar dos desafios, caminhar com a população é um dos passos mais importantes para a realização de um mandato eficiente. 

—É um desafio enorme, mas junto com os noves vereadores, com o atual prefeito, a gente vai fazer um mandato bacana. O principal é caminhar junto com o povo, que aí nós conseguimos fazer um trabalho brilhante e fazer o Bom Despacho crescer — ressalta.

Câmara de Divinópolis 

Ao contrário de Bom Despacho, os eleitores optaram por continuar com dez de seus representantes e escolheu apenas seis novos vereadores também, o retorno de um, após quatro anos.

Confira os novos parlamentares:

  • Walmir Ribeiro (PL);
  • Vitor Costa (PT);
  • Kell Silva (PV);
  • Washington Moreira (Solidariedade);
  • Matheus Dias (Avante);
  • Welington do Danilo Passos (PP).

Com a eleição, a Federação PT, PV e PCdoB assume o posto da maior bancada da Câmara, com três postulantes. Republicanos, que atualmente ocupa quatro cadeiras, vê-se reduzido pela metade. O Novo conseguiu reeleger seus dois vereadores. 

O PP amplia sua presença na Câmara, assim como o Avante. Até então sem representantes, o Solidariedade conquistou uma vaga para o próximo mandato. 

Nova composição:

Federação PT, PV e PCdoB: 3 vereadores

Republicanos, PP, PL, Avante e Novo: 2 cada

Federação PSDB/Cidadania, PRD, Solidariedade, Agir: 1 cada

Related posts

Dupla com envolvimento em tráfico de drogas é presa em Lagoa da Prata 

Flicar chega à sua 6ª edição

Dirigentes de Galo e Raposa participam de reunião na sede da Conmebol