Martelo sobre volta do horário de verão será batido na terça, diz ministro

Da Redação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão sobre retorno do horário de verão ocorre na próxima terça-feira, 15. De acordo com o ministro, a ideia é aproveitar a janela de novembro, quando a medida, caso adotada, promove uma economia de energia é mais acentuada.

— O horário de verão tem uma transversalidade em todas as políticas e setores extremamente afetados. Não se pode abrir mão da previsibilidade. Quando esse horário tem maior importância entre 15 de outubro e 30 de novembro. E vai diminuindo a curva da importância dele — .diz.

Silveira participa do Forum Internacional Esfera em Roma, na Itália. Ele mencionou que é preciso tirar o caráter ideológico do horário de verão e tratar isso como uma questão técnica, adota inclusive em outros países. 

— O que os números demonstram é que podem ter sido um dos motivos da beira do colapso energético em 2021, que custou muito caro para o brasileiro — declarou.

Para ele, todas as medidas foram tomadas para garantir segurança energética no país.

— Se não tivéssemos adotado medidas corajosas preservando o sistema, teríamos problema. Não temos, temos tranquilidade, mas temos que ter segurança para 2026 — afirma, especialmente, nesse cenário de estiagem.

*Com informações do Correio Brasiliense

Related posts

Resgate de dinheiro esquecido é estendido para mais 6 meses

UPA de Divinópolis vive superlotação de 150% dos leitos

Dono de empresa em Carmo do Cajuru é preso por suspeita de crime ambiental