Início » Deputado estadual propõe transporte gratuito para agentes de segurança 

Deputado estadual propõe transporte gratuito para agentes de segurança 

Texto é de Eduardo Azevedo, que cita importância de valorização dos servidores

by JORNAL AGORA

Da Redação

O deputado estadual Eduardo Azevedo (PL) apresentou projeto para garantir o transporte público rodoviário gratuito aos servidores da Segurança. A medida, caso aprovada, será válida para policiais penais, agentes penitenciários, policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, à Defesa Civil e aos membros das Forças Armadas.

O Projeto de Lei 2.750/2024 está em trâmite na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e aguarda parecer das comissões antes de ir ao Plenário para votação. 

Texto

Conforme consta no projeto, para usufruir da gratuidade, o beneficiário deve apresentar identidade funcional ao funcionário da bilheteria, motorista ou cobrador do transporte coletivo.

Na justificativa, o deputado cita que a presença dos agentes no transporte traz, inclusive, mais segurança aos passageiros. 

— O projeto tem o objetivo de assegurar melhores condições de vida aos profissionais da segurança que atuam no Estado, muitas vezes arriscando as próprias vidas e, infelizmente, não tendo seus salários reajustados com a frequência suficiente para arcar com o crescente custo de vida — destaca. 

Anexado

O texto foi anexado ao projeto de lei 943/2015, do deputado Sargento Rodrigues (PL), por serem de natureza similar. A iniciativa de Rodrigues propõe que o militar em deslocamento em transporte coletivo intermunicipal seja considerado em serviço e isento do custo da passagem. 

Caso aprovado, o militar estadual deverá apresentar identidade funcional para o cobrador do veículo, devendo a identidade ser anotada no livro de registro da empresa concessionária.

Na justificativa, Sargento cita que tenta a aprovação da proposta há anos, porém sem sucesso. 

— O argumento que sempre foi contraposto ao anseio dos militares pela concessão do passe livre, muito embora a essa concessão estivesse atrelada a garantia de maior segurança, residia no fato de que os contratos de concessão do serviço de transporte intermunicipal perderiam o equilíbrio na sua equação econômico-financeira — ressalta. 

Em sua avaliação, a presença dos militares ajuda a coibir ocorrências criminosas em ônibus.

— Ocorre que o número de policiais por veículo é suficientemente reduzido e a relação custo-benefício de uma tal medida opera em favor do passe livre para os militares, porque, estando eles em serviço e de prontidão para qualquer incidente durante as viagens, as concessionárias poderão arcar com custos menores de seguro e haverá diminuição dos furtos e roubos aos cobradores e passageiros — pontua. 

O projeto também segue em análise na ALMG.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00