Divinópolis recebe curso gratuito de confeitaria

Da Redação

Divinópolis recebe, nos dias 22, 23 e 24 deste mês, o projeto ‘Experimenta Cozinha’. A iniciativa é voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar no mercado de trabalho qualificado na área de confeitaria. As aulas têm duração de quatro horas diárias.

Com a época festiva mais aguardada se aproximando, a procura por produtos artesanais e diferenciados para presentear aumentam. Além de adquirir uma nova habilidade e aperfeiçoamento das técnicas, também é uma oportunidade de garantir uma renda extra.  

A ação é fruto da parceria entre Instituto Voe, Gerdau, Fazendo Arte, e com a cooperação progressiva da Paolinelli Gastronomia. 

Experimenta Cozinha

Em sua segunda edição, o curso tem objetivo de transformar a economia dos divinopolitanos e contribuir para a formação de microempreendedores que desejam seguir carreira na confeitaria. Segundo a assistente de Marketing do Instituto Voe, Lorena Moura, o objetivo é ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade a conquistar a independência financeira. 

— A ideia surgiu do Instituto Voe e a Gerdau, que buscavam facilitar a entrada de pessoas no mercado de trabalho através da gastronomia. Os doces são muito rentáveis e podem ajudar muitas famílias a se manterem mensalmente — destaca a assistente. 

Diferente da edição anterior, o programa disponibilizou três tipos de confeitarias, entre eles: Bolos de Pote Gourmet, Tortas Natalinas e Brigadeiro Gourmet, enquanto na última foi somente de brigadeiro gourmet. 

Aulas

Os participantes tiveram a flexibilidade de se matricular em mais de um curso, permitindo uma participação ampla. Ainda conforme a assistente, além de fornecer habilidades práticas, o curso também busca promover a inclusão social e econômica, ajudando os participantes a se tornarem autônomos e a melhorarem sua condição de vida. 

— Além disso, as pessoas podem curtir a ideia e criar seu próprio negócio a partir dessa oportunidade — ressalta Lorena Moura. 

Fim de ano 

O período de festas de dezembro é reconhecido como uma das épocas mais lucrativas do comércio brasileiro. Segundo o Sebrae, essa é a data mais importante do ano no calendário de vendas do varejo. Isto porque o natal é um momento oportuno para presentear amigos. 

Assim, a chance de gerar renda extra com produtos como bolos, tortas e brigadeiros é uma estratégia para quem precisa complementar seus ganhos ou iniciar um negócio próprio. Para aqueles que visam investir, o primeiro contato direto com clientes e a possibilidade de fidelizá-los abre portas para a continuidade das vendas ao longo do próximo ano, criando uma fonte sustentável de renda.

Related posts

Resgate de dinheiro esquecido é estendido para mais 6 meses

UPA de Divinópolis vive superlotação de 150% dos leitos

Dono de empresa em Carmo do Cajuru é preso por suspeita de crime ambiental