Flicar chega à sua 6ª edição

Da Redação

Será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro a 6ª edição da Festa Literária de Carmo da Mata (Flicar), trazendo a poesia para o centro dos debates e apresentações. A autora homenageada desta edição será a escritora e poeta Adélia Prado, uma das maiores poetas vivas brasileiras e vencedora do Prêmio Camões de Literatura (maior honraria da literatura em língua portuguesa) e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, ambos pelo conjunto de sua obra. Adélia Prado é natural e residente em Divinópolis.

Evento

A Festa Literária de Carmo da Mata nasceu no chão da escola pública, em 2017, e de lá para cá vem consolidando sua relevância na região do Centro-Oeste mineiro, promovendo a literatura nacional e regional, oferecendo o encontro entre autores e leitores e trabalhando para a formação de leitores, principalmente entre crianças e adolescentes.

O evento foi idealizado e organizado pela professora e escritora, Júnia Paixão, e desde o ano de 2023, faz parceria com a G.I.R.A, Organização Social de Arte e Cultura de Carmo da Mata, somando forças para oferecer à população de Carmo da Mata e região um evento de qualidade e com grande potencial transformador.

— Nessa edição, teremos a participação de autoras e autores de diversas partes do Brasil, autores regionais, lançamentos de livros, rodas de conversas, contação de histórias, apresentações teatrais, saraus poéticos, música e oficinas de arte. Todas as atrações são gratuitas e realizadas na praça da matriz de Carmo da Mata e contaremos com a participação de editoras e livrarias — informou a organização. 

Flicar

A Flicar surgiu em 2017 como desdobramento de um projeto literário da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, denominado Projeto Poetizar. O movimento, que começou em 2014 na escola, consistia em um concurso de poemas entre a comunidade escolar e, ao final, a publicação de uma antologia com os textos do concurso. 

A culminância do projeto era um evento na escola com apresentação de um sarau e noite de autógrafos da antologia. Em 2017, o evento cresceu e extrapolou os muros da escola, foi criada a 1ª edição da Flicar, em praça pública, com o lançamento da Antologia Poetizar e diversas atrações culturais como teatro, contação de histórias e rodas de conversas com escritores da região.

Com o advento da pandemia, a edição de 2020 foi cancelada, porém com auxílio da Lei Aldir Blanc emergencial, o evento foi realizado totalmente online em 2021. A Flicar em Casa contou com a participação de diversos nomes nacionais do ambiente literário.

O próximo passo foi a criação do Flicar Conversando, um programa semanal de conversa e divulgação de literatura. A iniciativa voltou a ser presencial no passado e, agora, chega à sua 6ª edição. 

Escritora e poeta, Júnia Paixão destaca que o objetivo é promover a formação de leitores, colocar o livro e a literatura no centro dos debates e inserir o município de Carmo da Mata no circuito estadual de eventos literários. 

A Flicar hoje acontece em parceria com a Organização Social GIRA – Espaço de Produção, Pesquisa e Performance em arte e cultura popular, e com o apoio da Prefeitura Municipal e de empresários locais para sua efetivação.

Related posts

Dupla com envolvimento em tráfico de drogas é presa em Lagoa da Prata 

Dirigentes de Galo e Raposa participam de reunião na sede da Conmebol

Copa Abdala de base entra na reta final