Início » Chuvas e alagamentos ligam alerta em Divinópolis

Chuvas e alagamentos ligam alerta em Divinópolis

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam para conter os estragos; mais de 20 casas foram atingidas em um único bairro no final de semana

by JORNAL AGORA

Lucas Maciel 

Depois de meses de estiagem, a chuva voltou a aparecer em Divinópolis nas últimas semanas. O que era uma grande necessidade, em decorrência das altas temperaturas e baixa umidade do ar, já se tornou uma preocupação para Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura, após grandes estragos causados no final de semana. 

O trabalho das equipes continua durante a semana para reparar os danos causados no último domingo. Algumas regiões, especialmente a dos shoppings e a do bairro Serra Verde e Anchieta, que foram as mais impactadas, ainda estão em alerta, caso grande volume de água volte a cair.

A Defesa Civil atua nos pontos mais afetados e de maiores riscos. Para isso, tem enviado equipes de manutenção, de assistentes sociais e da Secretaria de Obras para avaliar as situações. 

Defesa Civil

Diversas áreas da cidade foram afetadas com quedas de árvores e até destruição de casas. De acordo com a Prefeitura, ao menos oito bairros foram impactados mais fortemente com as chuvas. 

O caso mais grave aconteceu nos bairros Serra Verde e Anchieta, onde cerca de 20 casas foram atingidas após o córrego transbordar e inundar os imóveis. Houve perda de alimentos, eletrodomésticos e móveis em algumas delas.

Outro local que também sofreu grande impacto foi a região dos shoppings, que teve algumas ruas inundadas, prejuízo no trânsito, invasão de água na garagem de um hotel, além de lojas e uma igreja. Testemunhas informaram também que os bueiros estavam bem entupidos, o que pode ter piorado o escoamento.

Nos bairros Alvorada e Olaria, ônibus atolaram, no Dona Rosa, foi registrado o retorno do esgoto para algumas casas. O bairro Alvorada também teve alagamentos, mas, de acordo com a Defesa Civil, nenhuma casa foi atingida. Além disso, um veículo estragou próximo a um supermercado, e pelo menos três árvores caíram pela cidade.

— Assim que chegaram as ocorrências, uma força tarefa foi acionada com equipes multidisciplinares do município — informou a Prefeitura, em nota. 

Estas ações contaram com as equipes de manutenção urbana; assistentes sociais; equipe da Secretaria de Obras e Settrans sinalizando os locais. 

Corpo de Bombeiros 

De acordo com balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, a corporação atendeu 12 chamados relacionados a chuvas entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira.

Entre eles, nove foram de pessoas presas em imóveis invadidos pela água. Um cão de porte médio ajudou no resgate de três destas pessoas, enquanto as outras conseguiram sair por meios próprios. Além disso, um condutor ficou ilhado após tentar atravessar uma rua alagada no bairro Santa Clara, mas foi retirado com segurança do carro e não sofreu ferimentos.

Não houve relato de desalojados, desabrigados, desaparecidos ou mortes confirmados em decorrência desses incidentes. 

— O Corpo de Bombeiros, juntamente com outras autoridades e serviços de emergência, continua monitorando a situação e atuando de forma preventiva para garantir a segurança da população — disse. 

Em entrevista ao Agora, o subtenente do 10º Batalhão, Leandro Corrêa, destacou pontos importantes de prevenção para a população. 

— Este período, que estamos entrando, é de fortes chuvas. Nós pedimos para que a população mantenha a calma e, se preciso, faça o contato com a equipe do Corpo de Bombeiros, estaremos prontos para atender, e procurar locais seguros, para que não se coloquem em risco, seja no trânsito ou na própria residência — orientou. 

Trânsito 

Além dos problemas de infraestrutura que as tempestades podem causar, o trânsito também é muito afetado pelas inundações. 

O Agora também conversou com o secretário de trânsito, Lucas Estevam, que passou as principais orientações aos motoristas. 

— São pontos que os motoristas têm que ter muita atenção! Se as vias estiverem alagadas ou interditadas, é preciso respeitar essas sinalizações para a segurança do próprio motorista. Se tiver alguma dúvida, não avance, faça um desvio — recomendou. 

Muitos pontos já foram desobstruídos, porém, equipes ainda realizam serviços de manutenção e de limpezas para que as vias sejam liberadas. Em casos de novas tempestades, a recomendação é sair da residência. 

— O primeiro passo é pagar os documentos necessários, esvaziar a casa e procurar um abrigo o mais rápido possível, até que as equipes cheguem para dar as orientações necessárias em cada bairro e determinar o que precisa ser feito — finalizou. 

Previsão do tempo 

Para o decorrer da semana, a tendência é que mais chuvas ocorram em Divinópolis. De acordo com o ClimaTempo, até sexta-feira, a expectativa é de temperaturas mais amenas e tempo fechado. 

Amanhã, 23, o dia deve ser de sol, mas com muitas nuvens e nublado. Existe a possibilidade de chover no período da noite, mas de forma mais tranquila, sem grandes volumes.

Na quinta-feira, deve chover no final da manhã e, no restante do dia, o tempo fica nublado. As temperaturas devem ficar entre 21°C e 29° C. Já sexta, é o dia com maior possibilidade de chuvas, principalmente durante a noite, e tempo fechado de manhã e à tarde. 

O alerta maior é para sábado, quando está prevista uma chuva forte entre o período da tarde e da noite. 

Contato 

A Defesa Civil informou estar à disposição da população para sanar os problemas ocasionados pelas tempestades através dos telefone (37) 3229-6625 ou Whatsapp (37) 98825-2279. A recomendação é que sejam enviadas fotos e vídeos no momento do contato, a fim de facilitar a ocorrência e providências. 

O Corpo de Bombeiros pode ser acionado através do 193. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00