Início » Quanta pressa!  

Quanta pressa!  

by JORNAL AGORA

No Brasil, onde se realiza eleições de 2 em 2 anos – perda de tempo, e principalmente, dinheiro -, mal termina um processo e o outro já pipoca. Os eleitos no início deste mês, e outros que serão escolhidos no próximo dia 27, no segundo turno, nem prepararam a posse, e a votação de 2026 já está no radar. Quais serão os postulantes a substituir Romeu Zema no Governo de Minas? E o presidente Lula (PT)? Quem vai se arriscar ao Senado? E os deputados que representam Divinópolis na ALMG e Câmara Federal, vão concorrer aos mesmos cargos, ou se aventurar em outra esfera? Alguém na Câmara Municipal com apenas dois anos de mandato vai se arriscar ao Legislativo mineiro, como fizeram Lohanna França (PV) e Eduardo Azevedo (PL)? São especulações que começam a ganhar força nos corredores e entre apoiadores políticos. A pergunta é: para que tanta pressa? Muitos, com absoluta certeza, sabem a resposta. 

Pois bem 

Sobre este assunto, o mais factual e que foge de especulações e suposições, é que o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) afirmou, pela primeira vez com firmeza, que está à disposição de Bolsonaro (PL) para entrar na disputa pelo Governo de Minas, em 2026. A afirmação foi feita  ao jornal  O TEMPO, neste fim de semana, em evento de apoio ao candidato à Prefeitura de BH, Bruno Engler, também do partido Liberal. Azevedo esteve ao lado do ex-presidente no ato de sábado, sendo o único que não pertence ao PL a declarar apoio desde o início da candidatura de Engler. Cleitinho já havia deixado claro “não ligar” para o partido, quando questionado sobre a decisão de não caminhar com o candidato do seu partido, Mauro Tramonte na disputa ao Executivo na capital mineira. Porém, declarou que não pretende deixar o Republicanos, a não ser que “seja convidado” a sair. Voltando a possível disputa a governador, nos bastidores, o grupo que aposta todas as fichas no senador para substituir Zema, dá como certa sua candidatura. Faltando pouco mais de dois anos para esta decisão, cabe a Cleitinho decidir se realmente, este é o melhor caminho para sua carreira política meteórica. Afinal, não basta “o que vier agora é lucro”! Tem muita coisa importante a ser analisada, inclusive, o perfil para o cargo. 

Mudanças à vista 

Caso Cleitinho aceite o desafio em disputar o Governo de Minas, pode não ser a única mudança importante no atual grupo político que representa Divinópolis. Dos outros três eleitos pela cidade e que começaram suas carreira por aqui, apenas Eduardo Azevedo deve tentar uma reeleição para o mesmo cargo. Lohanna França, ao que tudo indica, tentará uma cadeira na Câmara Federal, e Domingos Sávio no Senado. Isso, se as informações de bastidores se concretizarem. E olha que elas não costumam falhar. Além disso, tem pelo menos dois nomes que ocupam cargos importantes atualmente, que também são praticamente certos na disputa, e que mudará de forma significativa as atuais ocupações nos dois poderes locais. Mas, estes, pelo menos por enquanto, são mantidos “debaixo de sete chaves”. Mas uma coisa é certa: vai surpreender. Aguardemos.

Novela mexicana 

Talvez brasileira, visto que os folhetins exibidos no país nos últimos anos, não justificam os personagens nem os horários de exibição.  E é bem isso que imita o que vem ocorrendo na Câmara em relação a ocupação do cargo que pertencia ao vereador Zé Braz que perdeu a vida em um acidente em julho último. Nomeia Washington Moreira, a Justiça derruba. Empossa Deusdete Campos — que por sinal já vinha atuando no cargo, ordem judicial o retira da cadeira. Ou seja, ninguém entende mais nada, uma novela sem previsão de término. A cada ação impetrada na Justiça, um novo capítulo. A vaga pertence ao partido, isso é fato. Mas, se não houve infidelidade partidária, qual é a dúvida? Se as leis determinam as decisões a serem seguidas, por que a Justiça tem interpretações distintas? A única certeza até o momento é que o processo é repleto de incertezas quanto ao direito de ocupar a vaga. A posse de Washington Moreira marcada para a semana passada foi cancelada, e agora? A continuar assim, termina o mandato em dezembro e nenhum dos dois assume efetivamente o cargo. 

Nem começou

E adivinha? Bastou um dia de chuvas fortes para pontos conhecidos em Divinópolis apresentarem diversos problemas, principalmente alagamentos. Tem problemas estruturais? Claro. Apesar de diversas obras realizadas nos pontos, ainda não foi suficiente, o que ficou comprovado domingo à noite. O que precisa ser olhado de forma urgente antes que o período chuvoso se intensifique. No entanto, é preciso frisar também a responsabilidade dos moradores nestes registros. Nos locais de acúmulo de água, foi possível ver muito lixo e entulho flutuando. Isso não é culpa do poder público, que tenta fazer sua parte “a trancos e barrancos”. Quando que a população vai aprender que lixo se joga na lixeira e não se coloca na rua em dias que não tem coleta? Na vida, ninguém faz nada sozinho. Para que situações como esta não se repitam todo ano, a Prefeitura precisa da ajuda de todos, não basta reclamar, é preciso agir. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00