Início » Feira de Ideias espera reunir 10 mil pessoas em Divinópolis

Feira de Ideias espera reunir 10 mil pessoas em Divinópolis

Iniciativa tem como foco o empreendedorismo no ambiente escolar

by JORNAL AGORA

 Da Redação

 Divinópolis sediará no próximo sábado, 26,  a segunda edição da Feira de Ideias da Educação Empreendedora, um evento que faz parte do projeto “Minha Cidade Lê”. O objetivo é estimular o empreendedorismo entre os participantes, utilizando a literatura e a educação como ferramentas principais. O evento é resultado de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), a Prefeitura de Divinópolis e a Gerdau, e também marca o encerramento das atividades do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) em 2024. A ação reforça a importância do incentivo a novas gerações para desenvolver habilidades empreendedoras desde cedo, promovendo uma conexão entre educação e mercado de trabalho.

Destaque

Cerca de dez mil pessoas são esperadas no parque de exposições da cidade para participar de uma série de atividades culturais e educativas, que prometem enriquecer o evento. Entre os destaques está a participação do escritor autista Vítor de Oliveira, que compartilhará sua emocionante história de superação e apresentará seu livro “O Dinossauro Azul”. A obra tem sido aclamada por seu olhar sensível sobre o autismo, trazendo reflexões importantes sobre

O evento contará também com apresentações das escolas municipais, como o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria da Conceição Fernandes e a Escola Municipal Adolfo Machado, proporcionando momentos de integração entre a comunidade escolar e o público. As crianças e jovens dessas instituições terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades e talentos em apresentações artísticas preparadas especialmente para o evento.

 Outro atrativo esperado é a apresentação do artista Tio Ricardo, conhecido por encantar o público com sua arte interativa e lúdica, tornando o evento ainda mais divertido para crianças e famílias. Haverá também workshops do projeto Fazendo Arte, onde os participantes poderão explorar suas habilidades criativas em atividades produtivas.

Metodologia

 Os professores da rede municipal de Divinópolis, responsáveis ​​pelas atividades organizadas com os alunos participantes da Feira de Ideias da Educação Empreendedora, passaram por diversas capacitações ao longo do ano, oferecidas pelo Sebrae. Através dessas formações, a metodologia da Política Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) foi rompida em 100% das escolas públicas da cidade. Em 2024, o projeto teve como tema “Ler é empreender – Literatura transforma vidas”, com o objetivo de capacitar os docentes para incentivar os alunos no desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação e liderança. 

— Nos últimos dois anos, o programa teve resultados bastante positivos. A meta é expandir as ações para 2025, engajando professores, estudantes e comunidade em um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento de competências empreendedoras — ressalta o analista do Sebrae Minas Denis Magela.

 A secretária municipal de Educação de Divinópolis, Andreia Dimas, explica que as unidades escolares utilizaram diferentes estratégias pedagógicas para a formação de leitores e escritores, com a perspectiva do empreendedorismo.

— Estamos utilizando a literatura para transformar vidas, favorecendo o desenvolvimento de competências empreendedoras. Na feira, os estudantes vão mostrar o que aprenderam — conta.

PNEE em Minas

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora nas redes públicas e privadas de ensino em todo o Brasil. Por meio de diversas ações, busca desenvolver competências empreendedoras nos alunos, preparando-os para enfrentar desafios futuros com criatividade e inovação. As atividades incluem mentorias, formações, encontros e feiras, integrando teoria e prática para incentivar o espírito empreendedor desde

O PNEE completou em 2023 sua primeira década de atuação e trouxe resultados expressivos em Minas Gerais, que se destacaram nacionalmente. No estado, mais de 640 mil alunos foram atendidos e 58 mil professores capacitados, evidenciando o impacto significativo do programa no sistema educacional. Com o apoio de educadores específicos, os estudantes puderam aprimorar suas habilidades de resolução de problemas.

As mentorias oferecidas pelo programa têm sido um ponto-chave para conectar estudantes com profissionais experientes, enquanto os encontros e feiras possibilitam a troca de experiências e a exposição de projetos desenvolvidos nas escolas. Essa abordagem permite que os alunos enxerguem o empreendedorismo não apenas como uma alternativa de carreira, mas como uma ferramenta de transformação social.  

A metodologia do PNEE está homologada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento normativo reconhecido pelo Ministério da Educação. A BNCC define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diferentes etapas e modalidades da educação básica. Ao integrar esses princípios, o PNEE busca promover o desenvolvimento de competências empreendedoras em sintonia com o currículo escolar, incentivando habilidades como inovação, resolução de problemas e pensamento crítico, essenciais para a formação integral dos alunos e para sua inserção no mundo.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00