Matheus Augusto
O vereador eleito para o próximo mandato, Washington Moreira (Solidariedade), anunciou que não tentará mais assumir a vaga de Zé Braz, que morreu em um acidente de trânsito em julho. A afirmação foi feita na Câmara, na tarde de hoje. Moreira travava, até então, um embate judicial com o Partido Verde, do qual era filiado, por se considerar o primeiro suplente à vaga. No entanto, quem assumiu a cadeira foi Deusdete Campos (PV).
Surpreso
Em discurso na Câmara, Washington voltou a lamentar a morte de Zé Braz.
— Um momento de grande repercussão e tristeza para nossa cidade — afirmou.
Ele se disse surpreso com as decisões judiciais que barraram sua posse com 1° suplente de Braz. Moreira estava filiado ao PV nas eleições de 2020, porém deixou o partido para se juntar ao Solidariedade. Enquanto a sigla vê a mudança como impedimento para a posse, o vereador eleito para a próxima legislatura alega ter realizado a troca durante a janela partidária, sem a perda do direito.
— Uma sensação de injustiça que permanece até hoje — afirmou.
Ele também exibiu seu diploma de primeiro suplente.
— De forma alguma tentei assumir irregularmente — ressaltou.
Renúncia
Apesar do embate ainda estar em trâmite, Washington anunciou a renúncia aos trâmites legais para tentar assumir a vaga hoje ocupada por Deusdete. Segundo ele, a decisão é em respeito às famílias, aos amigos e eleitores de Zé Braz.
— Hoje meu foco é homenagear a memória dele e garantir que seu legado não seja associado a disputas políticas — justificou.
Manifestou também seus votos de sucesso a Deusdete.
— Desejo, com sinceridade, que você termine seu mandato com sabedoria, zelo e compromisso — pontuou.
Posse
Agora, seu foco está na posse em 1° de janeiro.
— Estaremos juntos novamente, pronto para ser a voz de vocês. Não é uma renúncia de direitos, mas um gesto de respeito à memória de Zé Braz — discursou Washington aos eleitores.
Moreira ainda expressou seu sentimento de gratidão e ansiedade para contribuir com os trabalhos legislativos pelos próximos quatro anos. Por fim, agradeceu os presentes e ressaltou seu compromisso em dar as mãos juntos aos edis da próxima legislatura e “pensar no bem maior” em prol da população.