Início » Análise: Copasa reafirma promessa de construir ETE

Análise: Copasa reafirma promessa de construir ETE

by Portalagora

Flávio Flora

O Diário Oficial dos Municípios trouxe a publicação do Decreto Executivo n. 12.515, de 2/03/2017, apontando irregularidades, no ato do prefeito anterior, e estabelecendo reanálise do cronograma de obras das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com participação efetiva de técnicos do município.

O ato de revogação do prefeito Galileu Machado (PMDB), que decretou um reposicionamento do município em relação ao Contrato de Programa celebrado com a Companhia de Saneamento de Minas (Copasa) para o tratamento integral do esgoto urbano transportado para o rio Itapecerica, teve mais um capítulo esta semana, que deixou a desejar.

O prefeito recebeu em seu gabinete, terça-feira, 14, o diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Ferramenta, para este reafirmar que a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itapecerica acontecerá em 2018.

Promessas vazias novamente

Em vídeo divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o enviado da Copasa não traz nenhuma novidade; só outra promessa, sem maiores detalhes:

— O que a gente deixou claro é que os nossos prazos, que ficaram acertados na reunião, é que, em 2018, vamos concluir todas as obras de implantação tanto da ETE da bacia do Itapecerica como a da bacia de Ermida. Nós colocamos que a estação de tratamento já está com a terraplenagem concluída e iremos iniciar este ano toda a parte de infraestrutura e superestrutura com a parte de concreto e a parte de equipamentos. E no próximo ano ela entra em operação — afirmou Ferramenta.

O enviado da Companhia não se referiu às obras urbanas de emissários do esgoto coletado e transportado para a ETE Itapecerica, hoje jogado no rio. E nem se referiu também às várias subestações elevatórias que deveriam estar construídas em vários pontos da cidade.

Já o prefeito Galileu Machado, após essa reunião de terça, afirmou que ficou combinado que “realmente, em 2018, a estação de tratamento de esgoto estará funcionando” e, para “amenizar”, a Copasa e o município vão dar um jeito no esgoto do bairro Jardim Copacabana.

Irregularidades persistem

A equipe do prefeito pode ter se esquecido do teor do Decreto Executivo n. 12.515, de 2/03/2017, apontando irregularidades no ato anterior e estabelecendo reanálise do cronograma de obras das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com participação efetiva de técnicos do município.

O ato do Executivo enfatiza certas disposições do Contrato de Programa n. 1053673 – celebrado entre o Município e a Copasa – que não estariam sendo cumpridos, como o estabelecimento dos períodos de tempo para execução das obras, que devem “se mostrar compatíveis com a envergadura de cada obra ou serviço contratado”.

Reanálise transparente

A reanálise deverá ter efetiva participação do Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e de, no mínimo, dois técnicos do órgão, além do Controlador Geral e do Procurador Geral do Município. O ato estipula que estes terão o prazo até três de abril para “emitir conclusão fundamentada a propósito da pertinência da prorrogação dos prazos contratuais em questão”.

A propósito da publicação do decreto revocatório,o procurador geral do município, Wendel Santos de Oliveira, concedeu entrevista coletiva para sanar dúvidas sobre o alcance do novo ato. Na oportunidade, destacou que “colocar as coisas em pratos limpos” e de forma transparente para a população, tornar mais conhecido o estado em que se encontra o Contrato Programa com a concessionária estatal, era o objetivo do prefeito.

 

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00