Início » Estudo do IPGC Brasil constata viabilidade de projeto de Cidade Inteligente em Lagoa da Prata

Estudo do IPGC Brasil constata viabilidade de projeto de Cidade Inteligente em Lagoa da Prata

by Portalagora

Da Redação

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil) entregou nesta quinta-feira, 8, o estudo de viabilidade e modelagem contratual para projeto de Parceria Público-Privada (PPP) em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A proposta de Cidade Inteligente, com tempo de concessão de 25 anos, une três empreendimentos inovadores em um mesmo projeto: iluminação pública, telecomunicações e energia solar. O estudo apontou as vantagens para o município em implementar as demais etapas da parceria.

O projeto será desenvolvido a partir da modalidade de PPP, quando um contrato é firmado entre o setor público, no caso a Prefeitura do município, e a iniciativa privada, que ficará responsável pelo investimento através de concessão administrativa. Com a implantação do projeto em suas três áreas, a cidade irá integrar desenvolvimento sustentável, tecnologia e eficiência dos serviços prestados à população.

Segundo o estudo, a eficientização da iluminação pública na cidade consiste na implementação de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz), em 7486 pontos de iluminação. Essas lâmpadas geram menor custo e maior potencial de luminância, aumentando a sensação de segurança e conforto dos moradores de Lagoa da Prata. Elas também são mais sustentáveis, pois conseguem transformar quase 100% da energia recebida em luz, possibilitando assim maior economia. Outra característica do LED é a vida útil prolongada, o que permitirá o uso das lâmpadas por muito mais tempo, reduzindo a produção de lixo.

Já a estrutura de telecomunicações, prevista na PPP, trará ao município mais conectividade. Isso porque Lagoa da Prata passará a contar com uma rede de dados estável e segura, com disponibilidade de internet via fibra óptica em 55 prédios públicos e 25 pontos de Wi-Fi gratuito à população, além da instalação de 64 câmeras de videomonitoramento por todo o município, tudo em um sistema unificado. Ainda de acordo com o estudo, ao todo, serão instalados no município mais de 59 km (cinquenta e nove quilômetros) de fibra óptica.

A terceira área contemplada pela PPP de Cidade Inteligente é a produção energética. Com a implantação de uma usina de energia solar fotovoltaica, Lagoa da Prata poderá contar com matriz própria de energia limpa e sustentável. Isso significa uma redução considerável do gasto público com energia elétrica, uma vez que a usina terá 0,40 MW de potência instalada.

Projeto inovador

O modelo de PPP de Cidade Inteligente é novidade em Lagoa da Prata. Em um só contrato, com investimento de 23 milhões de reais, a cidade entra para a lista de municípios que estão investindo em soluções inovadoras para o desenvolvimento local. O projeto também se destaca pela celeridade nas etapas. Em menos de dois meses, a administração municipal conseguiu completar as duas primeiras etapas, com reunião de documentos e validação da viabilidade.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Rogério Corgosinho, destaca o impacto que o projeto trará para a vida dos cidadãos. Ele também fala da expectativa do município para as próximas etapas: “nós acreditamos que no segundo semestre as obras já irão acontecer, porque conseguimos avançar muito. (…) Os ganhos para o cidadão são até difíceis de mensurar e talvez isso nem tenha precedentes no nosso município. O primeiro deles é a eficiência do trabalho, agilidade, eficiência e economia de recursos que o município vai ter com essa PPP. O segundo é a qualidade. O serviço prestado à cidade será elevado em uma forma muito robusta. O cidadão irá colher todos os benefícios dessa PPP de forma rápida e muito palpável. Isso estará na porta da casa dele. Tudo isso nos deixa muito motivados”.

Pelo Brasil

A PPP de Cidade Inteligente, de autoria do IPGC Brasil, já está transformando a realidade de municípios Brasil afora. No último dia 5, dez municípios do Piauí também aderiram à cooperação técnica. No Centro-Oeste de Minas, Carmo do Cajuru já vê o resultado da implantação do projeto com ênfase na iluminação pública. Nova Serrana também já está em fase adiantada do projeto.

Com a entrega do estudo de viabilidade e da modelagem contratual da PPP, o próximo passo para que Lagoa da Prata figure entre as cidades inteligentes do Centro Oeste mineiro é a consulta pública. Por meio dela, a comunidade poderá ter acesso aos estudos feitos pelo IPGC e sugerir alterações na proposta.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00