Início » Inflação baixa e desemprego alto: mistura considerada perigosa

Inflação baixa e desemprego alto: mistura considerada perigosa

by Portalagora

Jorge Guimarães

Mais uma boa notícia para os brasileiros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a queda da inflação, em abril, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), queda esta puxada pela conta de luz e combustíveis. A taxa do IPCA caiu de 0,25% em março para 0,14% em abril, mês em que a energia elétrica ficou 6,39% mais barata, enquanto os preços dos combustíveis caíram 1,95%.

A inflação de 0,14% em abril foi o menor resultado para o mês desde 1994, quando começou a série histórica pós Plano Real, informou o IBGE. Para se ter uma ideia, em abril de 2016, o IPCA havia sido de 0,61%.

Mas, essa queda da inflação tem uma explicação ruim para economia, desemprego e redução no consumo. Desde 2010, em que o brasileiro não vi inflação tão baixa. Nos últimos 12 meses, encerrados em abril, o índice ficou em 4,08%, menor taxa dos últimos dez anos. No mês passado, o IPCA fechou em 0,14%, assim inflação sempre noticia boa, a explicação é que nem sempre tão boa assim.

Explicações

Não precisa nem ser economista para entender, pois para todos que se dizem entendidos do assunto é bastante simples. Para muitos, ela baixou porque ninguém está consumindo, pois se a pessoa está desempregada, e o número está batendo a casa dos 14 milhões, ela vai deixar de consumir.  

Levando – se em conta que a inflação do mês de abril caiu, devido principalmente, a energia elétrica e combustíveis. Mas essas variações de um ou outro item são comuns na média, mas o que vem sustendo mesmo está trajetória de queda é a recessão.

Assim, por causa da crise tem menos dinheiro em circulação e se as pessoas não compram os estoques continuam alto e quase não tem espaço para aumento de preços.

Segundo especialista em Finanças, Célio Tavares, se não tem demanda, a lógica é que a inflação caia e junto, as taxas de juros. E uma boa dica, segundo ele, para quem vai fazer algum financiamento é a de esperar um pouco mais, pois os juros devem continuar a cair nos próximos meses.

— Ao resultado da baixa da inflação em abril, podemos adicionar a falta de demanda no seu contexto original — define o especialista.

Economizar

E num momento de desemprego, a proposta é economizar sempre, apesar de uma inflação baixa.

— Estou desempregado desde o começo do ano, e estou a procura de recolocação no mercado, mas ta difícil, pois a disputa esta dura. Ainda bem que tenho umas economias que estão me salvando — avaliou o garçom Wallace Costa

 

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00