Jorge Guimarães
Divinópolis já não é mais exclusivamente conhecida como a “Capital da Moda”; agora é também conhecida como a cidade mais country do estado. O município que está acostumado a ser destino para realização de eventos temáticos ou de entretenimento, como é a DivinaExpo, hoje considerado o principal evento da cidade, movimenta o comércio e impacta positivamente na economia local.
Turistas
Segundo os organizadores, a festa atrai muitas pessoas de fora, vindas de outras cidades e estados. Toda a estrutura do espaço está voltada para receber o público com conforto e segurança.
— A cada ano, melhoramos e aperfeiçoamos detalhes para dar qualidade aos participantes, afinal são nossos “clientes” — destaca um dos diretores da Lucs Promoções, Pablo Ribeiro.
E em tempo de crise, o evento movimenta vários setores da economia local. Tradicionalmente segmentos como bares e hotéis são os que mais lucram, mas empresas de diversos ramos também se beneficiam com a cifra desembolsada por turistas e moradores. O rodeio fomenta também o emprego, mesmo que temporário.
— Só para se ter ideia, até agora, cerca de 200 pessoas estão trabalhando no Parque da DivinaExpo. E durante a realização da festa cerca de mil prestarão seus serviços, nos mais diversos afazeres dentro do evento. E este é o lado social da festa que nem sempre muitos veem – analisa o presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira.
Moda
As lojas de moda country, ou mesmo ligada ao segmento também lucram nesta época.
— Para nós, a DivinaExpo é o nosso natal, e temos que tirar proveito disso. A loja tem seu movimento aumentado em uns 50%, com saída máxima de botas, Chapéu. Fivelas, calças e outros adornos para que a pessoa possa ir ao rodeio no mais modelo country, possível — fala o empresário do ramo, Wellington Carlos Dinis.
E ao andar pelas ruas centrais se nota que as vitrines das lojas de calçados já estão todas alinhadas com a festa. E as botas mais uma vez são os destaques para chamar a atenção do público feminino. São de todas cores, tipos e formatos e para todos os bolsos também.
— Esperamos um aumento em média de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Com os novos modelos, as expectativas são as melhores – afirma a gerente de uma das maiores redes de lojas de calçados para o varejo de Minas Gerais, Michele Oliveira.
Churrasquinho
A tradicional cavalgada que sobe a avenida Paraná movimenta todo o comércio até as imediações do parque.
— É interessante observar a criatividade do brasileiro. Ao longo da Paraná pode se notar que as frentes de algumas residências se transformam em self-service, com direito a churrasquinho, cachorro quente, refrigerante a até cerveja — finaliza Pablo Ribeiro.