Início » Idosos devem receber nova dose de reforço contra covid-19 neste mês

Idosos devem receber nova dose de reforço contra covid-19 neste mês

by Portalagora

Da Redação

 

Idosos acima de 60 anos receberão mais uma dose de reforço contra a covid-19 ainda neste mês. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização deve acontecer a partir do dia 27 de fevereiro. Os contemplados são aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. 

 

— Aumentar as coberturas vacinais, que apresentaram índices alarmantes nos últimos anos, é prioridade do Governo Federal — informou a pasta em nota.

 

Outras vacinas

 

O Programa Nacional de Vacinação também prevê a campanha contra Influenza em abril, antes da chegada do inverno, quando as baixas temperaturas aumentam nos casos de doenças respiratórias. Haverá, ainda, multivacinação contra poliomielite e sarampo nas escolas.

 

— Estamos diante de um cenário de baixas coberturas. Foi atacada a confiança da nossa população nas nossas vacinas. É fundamental retomar a rotina de vacinação para evitarmos epidemias de doenças, inclusive, já controladas — destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

 

Cronograma

 

A primeira etapa acontece ainda neste mês com o reforço da vacina bivalente contra a covid-19. A estimativa populacional do grupo é de 52 milhões. Além dos idosos, serão contemplados os outros grupos de prioridade como gestantes e puérperas; imunocomprometidos, deficientes, indígenas, trabalhadores da saúde etc.

 

A vacinação contra a doença vai atingir toda a população com mais de 12 anos na primeira quinzena de março. Logo depois, é a vez de crianças e adolescentes entre 6 meses e 17 anos.

 

A quarta etapa acontece em abril e tem foco na vacinação contra Influenza e a quinta etapa a multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas. Os grupos de prioridade serão divulgados no início das campanhas.

 

Baixa cobertura

 

Praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta no Brasil. Retomar o protagonismo imunológico é um dos desafios do Ministério da Saúde.

 

— É importante ressaltar que para todas as estratégias de vacinação propostas, as ações de comunicação e de comprometimento da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito. A população precisa ser esclarecida sobre a importância da vacinação e os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas — esclarece.

 

Os principais parceiros do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Vacinação 2023 são o Ministério da Educação e os governos estaduais e municipais.

 

— A gente tem o maior programa de imunização do mundo e sempre fomos exemplo. A comunicação, sem dúvidas, será fundamental para que possamos recuperar a confiança nos imunizantes —  diz a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

 

Divinópolis

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou ontem os dados de hospitalizações referentes à covid-19. Os dados mostram que duas pessoas estão internadas. Uma delas está na UTI, que tem 2,17% dos leitos ocupados, e a outra na enfermaria, que tem 1,37% de preenchimento total.

 

Os hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não possuem internações por covid-19. O Hospital São Judas Tadeu tem um leito ocupado no setor de enfermaria adulto. O Complexo de saúde São João de Deus, área SUS, possui um leito ocupado no CTI adulto

 

Números

 

Ainda segundo a Semusa, Divinópolis tem 188 mil notificações por covid-19 e 45.954 casos confirmados da doença – 19.777 foram registrados em homens e 26.177 em mulheres. Além disso, 5.692 casos foram descartados e 45.180 pessoas se recuperaram.

 

De acordo com os dados, 763 mortes foram contabilizadas, sendo 406 homens e 357 mulheres. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00