Início » Divinópolis tem projetos aprovados no edital da Afromineiridades

Divinópolis tem projetos aprovados no edital da Afromineiridades

by Portalagora

Bem-te-conto promoverá evento para o fortalecimento cultural de mulheres negras

No ano de 2023, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) lançou o edital FEC 2023 – Afromineiridades, do qual diversos artistas e fazedores de cultura divinopolitanos concorreram e aprovaram seus projetos. O Bem-te-conto, empreendimento de formação e de cultura da cidade foi um dos contemplados e irá promover ainda no primeiro semestre de 2024, o evento “DA ANCESTRALIDADE À DIVINDADE – Literatura Infantil como meio para o empoderamento feminino”.

A proposta consiste em uma mostra com o tema da africanidade, que contará com palestras show, rodas de conversa, oficinas de musicalização e doações de livros. O momento mais aguardado são as rodas de conversa dentro das escolas  com mulheres negras  que tiverem uma grande conexão com o livro Oyá do autor Bruno Rodrigo, e vão dividir esta experiência com o público participante do evento.

Segundo o proponente do projeto e autor do livro, nessas rodas, as mulheres irão relatar suas experiências de vida, falar sobre a importância da literatura representativa e certamente inspirar outras pessoas a abrirem a mente em relação à temática da africanidade”. 

Os espaços escolhidos foram escolas e locais públicos para atingir o maior número de participantes, principalmente de crianças e adolescentes. O projeto também acontecerá no novo espaço do Bem-te Conto, que atualmente é um ponto de encontro de artistas da “Cidade do Divino”.

O evento da Divindade à ancestralidade acontecerá entre os meses de abril e agosto de 2024. A realização é do coletivo Bem te conto e toda a comunidade já está convidada. 

Para saber mais sobre o projeto e como participar, entre em contato pelo WhatsApp 37 99807-9566 e fale com a produtora cultural Cris Silva e acompanhe a programação pelo Instagram @bem.te.conto.  

ANOTE AÍ…

No próximo mês de março, acontece o 3º Fórum da mulher na cultura de Divinópolis. O primeiro foi realizado em março de 2022 e o segundo em junho de 2023, reunindo dezenas de mulheres para debater políticas públicas culturais, empreendedorismo cultural, conexão e integração das mulheres no setor.

Neste ano, o Fórum acontecerá de forma presencial no Espaço Cultural do coletivo Bem -te -Conto e as inscrições estarão abertas a partir de 1º de março. 

Mais informações no Instagram @coletivomusa.  

ACONTECEU…

Uma reunião na última segunda-feira, 19, com alguns representantes do Movimento de Trabalhadores da Cultura de Divinópolis, juntamente com a vice-prefeita, Janete Aparecida e o secretário de Cultura, Diniz Borges serviu para um diálogo sobre o pagamento da Lei Paulo Gustavo em Divinópolis.

Foi entregue uma carta à vice-prefeita solicitando o cronograma de pagamento referente à esta lei. A carta contém dezenas de assinaturas de artistas, fazedores de cultura, grupos, coletivos e espaços culturais que reivindicam o pagamento ou pelo menos um cronograma para os planejamentos da execução dos projetos.

A vice e o secretário se comprometeram a publicar e divulgar um cronograma fixando as datas para pagamento e envio de documentação complementar.

Os aprovados na Lei Paulo Gustavo continuam aguardando!  

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00