Início » Coluna Manoel Brandão: 07/08/2024

Coluna Manoel Brandão: 07/08/2024

by JORNAL AGORA
manoel brandao

Olá, leitores do Agora!

 Sou o Manoel Brandão e, a partir de agora, me junto ao time de colunistas do jornal.   

Será um imenso prazer compartilhar com vocês alguns assuntos e opiniões. Fazer algo novo é sempre um desafio e, por isso mesmo, estou bastante animado. 

Neste espaço, falaremos sobre direito, cultura, literatura e acontecimentos importantes, que demandam reflexão.

Então vamos lá!

1 – Esporte 

Todos reconhecem a importância da atividade física para a saúde em geral. No meu caso, sempre gostei de praticar artes marciais e de correr. A corrida, além de benéfica para o condicionamento cardiovascular, aumenta minha disposição e melhora a qualidade do meu sono. 

Recentemente, retornei os treinamentos e, com orientação do professor Marcelo Daldegan, estou voltando para esse esporte tão prazeroso. 

Foi só voltar a treinar e já reencontrei alguns companheiros, que fazem parte de uma comunidade muito legal. 

Aliás, o esporte também serve para unir as pessoas e tornar a vida mais alegre. Além disso, a prática esportiva pode nos ensinar muito. Dedicação, coragem, resiliência e humildade são apenas alguns dos comportamentos desenvolvidos pelo esporte. Afinal, a derrota de um dia é o início da próxima vitória.

E você, já pratica algum esporte? Está disposto a começar? Siga em frente. Segue uma dica: no dia 25 de agosto, acontece, em Divinópolis, a 1ª Corrida e Caminhada do Amor e da Inclusão da Adefom. Eu já garanti a minha vaga. Garanta também a sua!

2 – Dica de leitura

Sou um apaixonado por leitura e adoro livrarias. É impressionante como me sinto bem nesses lugares.  Mas nem sempre foi assim. Tomei gosto pela leitura aos 14 anos. Como tudo na vida, ler é um hábito que pode ser desenvolvido. A leitura melhora nosso raciocínio e nossa capacidade de comunicação, além de ampliar horizontes e a criatividade.

Abaixo, seguem dois livros que li recentemente, cuja leitura vale a pena. 

O primeiro é o “Vento Sabe o Meu Nome”, da escritora Isabel Allende. É um romance que fala de violência, solidariedade, amor e redenção. As histórias dos personagens se entrelaçam e trazem a tona os sacrifícios que os pais às vezes precisam fazer pelos filhos.   

O segundo chama-se “O Chamado da Coragem”, de Ryan Holiday. O livro trata a coragem como uma virtude, que pode ser desenvolvida diariamente. Todos, em diversos momentos da vida, enfrentaram obstáculos e são as nossas escolhas que nos farão corajosos ou não. 

3 – Direito

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2.201/2024, que responsabiliza quem mascara condição financeira para não pagar pensão alimentícia. Pela norma, também poderá ser punido quem possui condições financeiras para pagar pensão, mas não contribui com a manutenção dos padrões de vida do alimentado. O projeto, de autoria do deputado Marcelo Queiroz (PP/RJ), prevê como crime a conduta de desviar, destruir ou ocultar bens, simular dívidas para não pagar ou dificultar o pagamento de pensão alimentícia. 

Para virar lei, o projeto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, depois de passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) – , site: ibdfam.org.br

Vamos acompanhar.

4 – No mundo

Foi concluída na semana passada, uma troca de prisioneiros entre a Rússia e o Ocidente. As negociações entre Rússia, Estados Unidos e quatro países Europeus se intensificaram durante o ano de 2024, mas já estavam ocorrendo faz algum tempo de maneira sigilosa. Entre os prisioneiros, estão acusados de espionagem e um indivíduo preso por assassinato cometido na Alemanha a mando de Moscou.

Independentemente do mérito, é sempre positivo que controvérsias entre países sejam resolvidas através de negociações, sem a necessidade de apelo às armas. 

O mundo tem pagado um preço enorme pela intransigência e pela prepotência de alguns. Seja porque motivo for, a guerra sempre representa um retrocesso civilizatório e, no final das contas, os mais afetados são sempre as pessoas comuns, que assistem suas vidas, seus entes e seus bens serem estilhaçados e perdidos.  

Manoel Brandão – advogado.

Ex-presidente da OAB

 @manoelbrandao.t

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00