Início » Os justos ascendem aos céus

Os justos ascendem aos céus

by JORNAL AGORA

Augusto Fidelis

Várias cidades, por todo o Brasil, celebram feriado neste dia 15 de agosto, em homenagem a Nossa Senhora, em geral acompanhada de algum título: Nossa Senhora da Boa Viagem, como é o caso de Belo Horizonte; Nossa Senhora de Oliveira, como é o caso da cidade de Oliveira; Nossa Senhora da Assunção e assim por diante. Maria é carinhosamente chamada de Nossa Senhora, porque seu filho, Jesus Cristo, é invocado como o Nosso Senhor.

A festa da Assunção de Nossa Senhora é celebrada na mesma data tanto pelos católicos romanos como também pelos ortodoxos e católicos orientais. Nas igrejas ortodoxas e católicas orientais, a Festa da Assunção é chamada de a “Dormição de Maria” e é precedida de 14 dias de jejum. Dormição tem origem no latim tardio “dormitione” e remete ao sono longo de Maria, depois do qual a mãe de Jesus foi levada ao céu pelos anjos e coroada pelo próprio filho.

O dogma da Assunção de Maria foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro 1950, com a publicação da Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus”, que traz a seguinte declaração: “Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos como sendo um dogma revelado por Deus: que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste”. 

Antes disso, havia petições para que se apresentasse uma definição dogmática para o tema. Pio XII preferiu fazer uma ampla consulta ao episcopado do mundo inteiro, publicando no dia 1º de maio de 1946, uma Encíclica de apenas quatro parágrafos com título “Deiparae Virginis Mariae”. O documento trazia uma proposta do dogma da Assunção. Nele o papa faz um resumo dos pedidos que a Santa Sé recebera para que se fosse dada a definição dogmática.

 Desde os primórdios da vida da Igreja, no entanto, já esteve presente os sinais de celebração da Assunção da Mãe de Jesus conforme a Exortação de Pio XII: “Desde tempos remotíssimos, pelo decurso dos séculos, aparecem-nos testemunhos, indícios e vestígios desta fé comum da Igreja; fé que se manifesta cada vez mais claramente”.

 O papa Francisco, na solenidade da Assunção, durante a viagem na qual participou da VI Jornada Asiática da Juventude, celebrada num estádio lotado na Coréia, em 2014, disse: “A Assunção de Maria mostra-nos o nosso destino como filhos adotivos de Deus e membros do Corpo de Cristo: como Maria, nossa Mãe, somos chamados a participar plenamente na vitória do Senhor sobre o pecado e a morte e a reinar com Ele no seu Reino eterno.”

augustofidelis1@gmail.com 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00