Início » Planos de prefeitáveis detalham ações para melhorar a Saúde 

Planos de prefeitáveis detalham ações para melhorar a Saúde 

Propostas citam ampliação de parcerias e mais investimentos em estrutura

by JORNAL AGORA

Matheus Augusto

Um dos principais alvos de críticas de cidadãos e vereadores, a Saúde é o primeiro tópico do plano de governo dos candidatos a prefeito de Divinópolis. O Agora inicia, nesta quarta-feira, uma série de reportagens apresentando as propostas dos prefeitáveis para cada área. Na primeira, as ações previstas por Gleidson Azevedo (Novo) e Laiz Soares (PSD) para melhorar os atendimentos clínicos e médicos na cidade, com redução das filas de espera, qualificação dos profissionais e aquisição de equipamentos mais modernos. 

Gleidson

Antes de apresentar as propostas, o plano de governo de Gleidson cita “desafios crônicos e significativos” na Saúde, mas ressalta “progressos notáveis” na área desde o início do mandato.

— A saúde pública é uma preocupação constante, refletida nas queixas e demandas dos cidadãos — afirma. 

O plano prevê a construção de novas unidades de saúde em bairros com alta demanda e reformas das estruturas já existentes para melhorar a infraestrutura. A ideia também é implementar um sistema de triagem avançada para “agilizar e otimizar as filas de atendimento, prioritariamente nas especialidades e nos atendimentos de emergências”. Está prevista, ainda, a expansão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a entrega de um novo centro de especialização. 

O segundo tópico prevê a contratação de mais médicos e profissionais, com oferta de programas de capacitação contínua e incentivo para a fixação dos contratados em áreas carentes da cidade, além de políticas de cuidado e humanização. 

A chapa também espera, numa eventual reeleição, melhorar o sistema online de agendamento para permitir aos pacientes o acesso mais prático e transparente a consultas e exames, bem como a criação de centrais de atendimento mais eficientes. 

Outro tópico é o fortalecimento da atenção básica e preventiva.

  • Dar continuidade a expansão do Programa Saúde da Família (PSF), aumentando a cobertura em 100% e a frequência das visitas domiciliares;
  • Promoção de campanhas educativas sobre prevenção de doenças crônicas, vacinação e hábitos saudáveis;
  • Criação de programas de acompanhamento de pacientes com doenças crônicas para garantir o controle e a prevenção de complicações;
  • Ampliar os atendimento para os trabalhadores de Divinópolis, através do Programa Saúde na Hora, possamos assim garantirmos o direito de todos os trabalhadores de usarem o sistema de saúde em horários alternativos; 
  • Garantir ambulatório para atendimentos às doenças sazonais, como exemplo, as síndromes respiratórias agudas, dengue etc.

No âmbito estrutural, o objetivo é adquirir novos equipamentos médicos para modernizar o parque tecnológico das unidades de saúde. O documento cita a ampliação do uso de tecnologias de telemedicina para consultas e monitoramento remoto e parcerias com instituições de ensino e pesquisa para desenvolvimento de novas tecnologias para a saúde e ampliação da rede de atendimento utilizando o SUS como plataforma de ensino e aprendizagem.

Outros pontos estão ligados à gestão e transparência:

  • Criação de um portal de transparência específico para a saúde, onde a população possa acompanhar os investimentos e gastos;
  • Melhorar os índices da saúde, especialmente os que se referem à atenção primária. 
  • Estruturar o banco de dados do sistema municipal de saúde, proporcionando assim o uso de I.A (Inteligência Artificial) para colaborar com a gestão da saúde; 
  • Auditorias regulares para garantir a correta aplicação dos recursos e identificar áreas de melhoria;
  • Envolvimento da comunidade em conselhos de saúde para a tomada de decisões mais participativas e alinhadas às necessidades reais da população; 
  • Desenvolver ações de avaliação permanente dos trabalhadores e prestadores de saúde, seja pela própria gestão, como também dos próprios usuários da rede; 
  • Atuar em rede, proporcionando a cooperação da Secretaria de Saúde com toda as outras, principalmente nas área onde há codependência, como educação e desenvolvimento social;
  •  Revisar com o objetivo de melhorar os processos de trabalho da Secretaria de Saúde, tanto internamente na gestão, como também dos protocolos de atendimento clínicos para a rede de saúde. 

O plano prevê a ampliação de parcerias com hospitais, clínicas e universidades para ampliar a oferta de serviço e especialidades, integrar os sistemas de saúde municipal, estadual e federal e promover visitas para conhecer instituições de referência em saúde. Ao fim, é ressaltado a necessidade de alinhar, junto aos governos federal e estadual, a conclusão e gestão do hospital regional.

Laiz

Para a Saúde, Laiz ressalta o clamor da população por “melhorias urgentes”. Dentre os desafios, cita a necessidade de diálogo com o governo estadual para a ampliação de mais leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

— A ausência de investimentos estratégicos em saúde gerou uma série de problemas, refletidos na dificuldade de acesso a cuidados médicos e na deficiência dos serviços essenciais — pontua. 

Dentre as propostas, a instalação de uma farmácia móvel, com veículos adaptados para o atendimento itinerante para facilitar o acesso a medicamentos, especialmente das comunidades mais afastadas da região central. 

O documento prevê, ainda, a capacitação contínua dos profissionais da Atenção Primária e a digitalização dos processos, além da implementação de teleatendimentos das especialidades com maior carência de cobertura. 

Outra proposta é a criação de uma assessoria específica para a captação de recursos federais e estaduais, bem como planejar a aplicação de emendas parlamentares. Criação do aplicativo Divina Saúde para agendamento de consultas e acompanhamento do andamento de pedidos, acesso a cartão de vacina e opção de Ouvidoria do SUS. Fortalecimento da Vigilância Sanitária com fiscalização mais eficiente e desburocratizada. Ainda nesse âmbito, a ideia é revisar, atualizar e desburocratizar normas de vigilância sanitária para operações de baixo risco

Está prevista a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica focada exclusivamente no atendimento de emergências e urgências infantis. Já em períodos sazonais, a proposta é instalar ambulatórios e, através de parcerias com hospitais da rede privada, garantir a compra de leitos para lidar com picos sazonais.

Na questão diversidade, o plano detalha ações de capacitação dos profissionais e parcerias com Organizações Não-Governamentais (ONGs) para promover ações educativas e atendimentos humanizados a grupos historicamente marginalizados. 

No tópico acessibilidade, são previstos:

  • Descentralizar a entrega de testes rápidos para todas as unidades de saúde do município, com capacitação dos profissionais que irão realizar o teste e garantir rápido encaminhamento ao profissional especializado. 
  • Fortalecer e expandir o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), aumentando o número de equipes e a gama de serviços oferecidos. Isso garantirá mais conforto e melhor atendimento para os cidadãos que não podem se deslocar até as unidades de saúde, priorizando o percentual de altas clínicas pelo SAD e também a desupalização e desospitalização de pacientes elegíveis ao serviço. 
  • Pactuar com governos regionais para a instalação de casas de apoio para pacientes que necessitam de tratamento fora de domicílio. Essas casas proporcionarão condições adequadas de hospedagem e apoio durante o tratamento em outras localidades. 
  • Assegurar maior segurança e otimização das rotas para pacientes e motoristas através de tecnologia de monitoramento em tempo real do Transporte Fora de Domicílio (TFD).

Em inclusão, as metas envolvem a criação de um Centro de Referência para a Mulher, com consultas e exames, incluindo mulheres vítimas de violência, pré-natal, mamografia e outras especialidades. Contratação de especialistas para o atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e superdotação

Já no tópico transparência, são apresentadas quatro ações:

  • Fortalecer o Conselho Municipal de Saúde e criar um grupo estratégico de Controle Social, com participação ativa da sociedade civil para supervisão e acompanhamento das políticas públicas de saúde. 
  • Reforçar as ações de auditoria municipal do SUS, garantindo total transparência e participação no controle social na elaboração das políticas públicas e prestação de contas, além de assegurar a implementação efetiva das ações auditadas. 
  • Auditar integralmente todos os contratos de prestação de serviços e compras com a implementação de Compliance Público para neutralizar qualquer possibilidade de corrupção e garantir a integridade dos processos de compras e contratos.
  • Implementar a governança regionalizada de saúde, dividida em distritos sanitários com reuniões trimestrais para discutir indicadores da Atenção Primária, dados estratégicos, e apresentação de investimentos em saúde

Laiz também se compromete com a implantação de uma Assessoria de Planejamento Estratégico, para promover auditorias independentes e garantir a eficiência dos fluxos de atendimentos. As medidas também visam a criação do programa Adote um Sorriso, em convênio com universidades e Parcerias Público-Privadas (PPPs) para zerar a fila de próteses. 

A criação de um Comitê de Prevenção ao Suicídio é outra ação presente no plano, com campanhas de conscientização e medidas preventivas voltadas à saúde mental.

Por fim, no tópico saúde animal, o compromisso é pela criação de um hospital veterinário municipal, com atendimentos especializados a animais de estimação e de produção, oferecendo serviços de emergência, internação, cirurgias e consultas especializadas, além de campanhas regulares de vacinação e orientações.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00