Início » Divinópolis enfrenta pior tempo seco e queimadas persistem 

Divinópolis enfrenta pior tempo seco e queimadas persistem 

Dados apontam que Brasil vive crise hídrica vista só antes de 2015; cidade segue liderando ranking de ocorrências

by JORNAL AGORA

Da Redação

Mesmo setembro caminhando para seu final, as queimadas ainda são um grande problema para os mineiros, principalmente para os divinopolitanos, uma vez que no Centro-Oeste, o 10º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), teve a maior concentração dos registros. 

Dados fornecidos pela corporação, mostram Divinópolis, a cidade sede do 10º BBM, liderando com mais registros em todo estado, com 886 atendimentos apenas no mês de agosto. Infelizmente, o posto de cidade que mais registra atendimentos a incêndio se repete desde 2019 e agora com uma seca severa, os casos aumentaram significativamente.

Seguindo a lista, vem a Varginha, com 643; Sete Lagoas, com 616; Contagem, com 503 e Patos de Minas, com 497 ocorrências. 

No Centro-Oeste outras cidades também aparecem na lista de mais ocorrências. Ocupando o 8º lugar, Itaúna teve 464 focos de incêndio, já em 12º aparece Oliveira com 446 e em 16º Formiga, registrando 421 atendimentos.

Nas cidades e zonas rurais 

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, 29% dos incêndios são registrados em lotes vagos, 35% em área urbana não protegida e 36% das queimadas ocorrem em área rural.

Exemplo ocorreu na última segunda-feira, 23, quando um incêndio de grandes proporções atingiu dois lotes vagos na região do bairro Belvedere. Os Bombeiros foram acionados por volta das 22h15 e conseguiram apagar as chamas. Segundo eles, a área consumida pelo fogo chegou a 25 hectares, mas as causas ainda não foram confirmadas. 

Grande parte dos incêndios em vegetação são provocados por ações humanas. De acordo com Alberto Setzer, do Instituto Nacional de Pesquisas (INPE), “Nove a cada dez incêndios são provocados por causas humanas”. 

Pior seca do Brasil

Passam os meses, mas as chuvas não vêm. Com queimadas incessantes, Divinópolis enfrenta seca severa. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), a estiagem deste ano está superando a de 2015. Os especialistas alertam que o estado de seca deve seguir até outubro e o cenário deve piorar.

De acordo com os dados do Cemaden, a seca mais severa havia sido registrada em 2015. No entanto, naquele ano a falta de chuva atingiu apenas uma parte das regiões, fazendo com que os rios secassem e a vegetação pegasse fogo. Diferente de 2024, a seca severa se alastrou por todo país de forma intensa, a falta de chuva desenvolveu impactos na vegetação que atingem uma área muito maior que a de 2015. 

Imagem: dados do Cemaden

Apesar da chuva que caiu na madrugada de domingo, ainda assim não foi o suficiente para molhar nem metade da cidade. A Região Sudeste foi a que mais surpreendeu os especialistas, já que no início da primavera e todo verão sempre chovem na região. Os dados do Cemaden apontam que uma seca grave (S2) no Norte de São Paulo e no Centro-Oeste de Minas Gerais, bem como da seca moderada (S1) no Norte e no Sudeste de Minas, no Sul do Espírito Santo e de São Paulo e no Norte do Rio de Janeiro. 

La Ninã

Diferente do ‘El ninõ’ , o fenômeno La Niña vem para resfriar as águas dos oceanos pacíficos, causando secas extremas no Sul e períodos de chuvas intensas no Norte e Nordeste do país.

Com o fenômeno se consolidando a partir do fim de setembro, o cenário pode piorar ainda mais até o fim da primavera. Este efeito deve se estender até a virada do ano, que geralmente contribui para as chuvas e melhora da seca no Norte e Nordeste. 

Este resfriamento das águas do oceano Pacífico altera temporariamente a circulação da atmosfera sobre aquela região do planeta Terra, assim o La Niña causa redistribuição da umidade e mudança nas temperaturas, podendo intensificar as ondas de calor em locais que não comportam tais temperaturas e promover chuvas volumosas em regiões de cerrados. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00