Início » Aluna divinopolitana recebe prêmio de conscientização dos riscos da eletricidade

Aluna divinopolitana recebe prêmio de conscientização dos riscos da eletricidade

Escola municipal de Divinópolis é líder em conquistas de títulos todos os anos

by JORNAL AGORA

Da Redação 

Já dizia Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Foi com este pensamento que a  estudante divinopolitana, Lara Carvalho Santos, ganhou o prêmio de melhor redação do 13° Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo. O evento promovido pela Cemig e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) é realizado todos os anos para debater a segurança no uso da eletricidade nas escolas públicas. 

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes de origem elétrica e criar multiplicadores para disseminar o tema na sociedade.

A premiação

As premiações iniciaram na última segunda-feira, 23, entre as cidades de Minas Gerais. Mas o que chamou a atenção dos organizadores foi às escolas municipais do Centro Oeste mineiro, que pelo segundo ano foram as que mais tiveram inscritos para o concurso. Segundo a Abracopel, a Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, de Divinópolis, coleciona títulos do concurso desde 2012, com a sua excelência em desenvolver alunos destaques. 

A iniciativa busca conscientizar as futuras gerações sobre a importância da segurança em relação às redes elétricas. Além de aprenderem sobre os riscos e cuidados necessários, os jovens são incentivados a compartilhar esse conhecimento com seus familiares, promovendo um comportamento mais responsável dentro de suas casas. O projeto não apenas educa, mas também fomenta uma cultura de prevenção e responsabilidade coletiva.

— Cada criança conscientizada multiplica por seis a informação da eletricidade segura. Nestes 13 anos de parceria, certamente milhares de mineiros tiveram suas vidas preservadas — afirma diretor da Abracopel, Edson Martinho

Segundo o gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, Antônio Cesar Limas Santos, a participação em todas as edições do Concurso, desde seu lançamento em 2012, reforça o compromisso da companhia de tratar a segurança como valor inegociável. 

—Quando incentivamos crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema, estamos formando uma geração de pessoas comprometidas com a segurança e conscientes dos riscos associados ao uso da eletricidade. Isso é fundamental para garantir um futuro sem acidentes e os impactos sociais negativos que eles podem acarretar— afirma gerente 

Meninas no topo

Pela primeira vez em 13 anos, o concurso teve somente meninas entre os pódios nas três categorias: desenho, redação e vídeo. De acordo com a Cemig, cinco meninas se destacaram entre 5 mil inscritos no concurso mineiro.

Na categoria Desenho 1, a vencedora foi Alícia Manuella Ludgero da Silva, da Escola Municipal Professor Rafael Magalhães, de Itajubá, no Sul do Estado

A campeã da categoria Desenho 2 também veio do sul: Monique Souza Félix, da Escola Municipal Luiz de Mello Viana Sobrinho, da cidade de Paraguaçu.

Nas categorias Redação 1 e 2, destacaram-se alunas da região Oeste: Lara Carvalho Santos – estudante de Divinópolis, e Laisa Lena Silva de Brito, de Nova Serrana.

Vencedora da etapa regional na categoria Vídeos, a aluna Cristina Rodrigues Vasconcelos, do Colégio Santa Maria Minas, da cidade de Nova Lima.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00