Início » Alegria para uns, preocupação para outros 

Alegria para uns, preocupação para outros 

Feriados de 2025 agradada trabalhadores; o mesmo não se pode dizer das empresas e comércio

by JORNAL AGORA

Jorge Guimarães

No próximo ano, o cenário dos feriados prolongados será bem diferente, trazendo sentimentos opostos para diferentes setores da economia. Para a alegria dos trabalhadores que aguardam essas pausas para descanso e lazer, o número de feriados prolongados será dobrado. Por outro lado, essa previsão traz um certo descontentamento, especialmente para os lojistas, que geralmente enfrentam uma queda nas vendas.

Municipais

Além dos feriados nacionais, os recessos municipais também contribuem para esse aumento na quantidade de dias de descanso. Em Divinópolis, por exemplo, o aniversário da cidade, comemorado em 1º de junho, não será motivo para comemorar, pois cairá em um domingo. Em contrapartida, um feriado importante na cidade, 8 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira da Cidade do Divino, será numa segunda-feira. Ou seja, fim de semana prolongado.

— Esses feriados têm um impacto significativo tanto para o comércio local quanto para os trabalhadores. Enquanto alguns setores veem o período como uma chance de alavancar as vendas, como o turismo e o lazer, outros, como o varejo, podem sentir uma retração nas atividades. Mesmo assim, para muitos, os feriados prolongados são vistos como uma oportunidade para descansar e aproveitar a família — avalia o economista Lazaro Ribeiro.

Datas

No próximo ano, dos 13 feriados nacionais, nove cairão em dias úteis de trabalho, proporcionando uma série de oportunidades para folgas prolongadas. Esse cenário é aguardado com grande entusiasmo por muitos trabalhadores, que poderão aproveitar mais os finais de semana prolongados para descansar ou planejar pequenas viagens. Ao mesmo tempo, o aumento no número de feriados em dias úteis promete movimentos nos setores como turismo, hotelaria e lazer, que tendem a ser beneficiados com o aumento na demanda durante esse período.

Por outro lado, para segmentos como o comércio e a indústria, esses dias de folga podem representar desafios, uma vez que a suspensão das atividades costuma afetar a produtividade e as vendas. Apesar disso, algumas empresas podem tentar minimizar os impactos, buscando horários alternativos ou aproveitando a flexibilidade de alguns setores.

— Seja como for, o aumento dos feriados em dias úteis no próximo ano trará novas dinâmicas para a rotina de trabalho, além de promover o equilíbrio entre descanso e produtividade para muitos brasileiros. Para quem já está de olho no calendário, será uma ótima oportunidade de escapadas rápidas planejadas ou simplesmente aproveitar um tempo extra — opina Lazaro.

Fim de semana

Com a chegada de 2025, muitos brasileiros já estão de olho no calendário, ansiosos pelos dias marcados em vermelho. A combinação de feriados que caem nas quintas e terças-feiras é o cenário perfeito para quem gosta de “emendar” o fim de semana, criando feriados prolongados. Essa prática, tradição conhecida como “jeitinho brasileiro”, é comemorada por muitos, que aproveitam essas folgas.

No entanto, embora algumas cidades, especialmente as turísticas, recebam um fluxo maior de visitantes e tenham suas economias aquecidas, o mesmo não pode ser dito para os centros urbanos que não são polos turísticos. O comércio dessas localidades acaba sendo prejudicado, uma vez que a população local aproveita a oportunidade para viajar ou ficar em casa.

A empresária Cláudia Silva ressalta a importância de traçar estratégias para contornar essa situação.

— Para sabermos das dificuldades que ocorrerão quando a cidade ficar vazia, temos que traçar estratégias o quanto antes. Pois muitas pessoas de cidades vizinhas vêm à cidade para fazer compras — comenta Cláudia. 

Realidade que faz com que comerciantes de regiões menos turísticas precisem ser criativos, oferecendo promoções ou eventos especiais para atrair a clientela durante os feriados.

— Para o comércio local, preparar-se para esses períodos com antecedência pode ser uma chave para manter a sustentabilidade dos negócios — pontua o economista. 

Turismo

Para o setor de turismo, anos com muitos feriados prolongados são motivo de celebração. Enquanto o comércio de algumas cidades enfrenta dificuldades, as agências de viagens veem a demanda crescer significativamente em comparação com os feriados isolados. Mesmo com a alta do dólar, os consumidores não se deixam intimidar, como destaca a empresária Nelma Gontijo, que atua no ramo. 

— Já estamos com muitas procuras e fechando pacotes para os meses de janeiro, fevereiro e março, com prioridade para as praias do Nordeste e Carnaval. A temporada de verão e as comemorações carnavalescas impulsionam as vendas de pacotes nacionais, principalmente para as regiões litorâneas, que são sempre muito procuradas pelos turistas que buscam sol e diversão — revela Nelma. 

No mercado internacional, o interesse também é grande, com muitas consultas já para o primeiro semestre.

— Mesmo com o dólar alto, o destino mais procurado e vendido é Cancún —afirma a empresária, destacando que, apesar das flutuações cambiais, destinos paradisíacos continuam atraindo viajantes em busca de experiências exclusivas.

Além de Cancún, a Pousada do Rio Quente, em Goiás, é outro local de sucesso, especialmente em anos com feriados que permitem uma pausa prolongada. 

— Para as agências de turismo, esse aumento na procura é uma oportunidade de realização dos negócios e garantir uma movimentação sazonal, tanto no mercado interno quanto no externo, mesmo diante de desafios econômicos como a valorização do dólar — define Ribeiro. 

Viagens 

A comerciante Clarice Vasconcelos, assim como muitos brasileiros, aprecia os feriados prolongados e aproveita a oportunidade para viajar de vez em quando, especialmente para as praias do Espírito Santo, que são seus destinos preferidos. No entanto, Clarice também confirma que nem sempre viajar é a melhor opção. Há momentos em que ela decide abrir mão daquelas escapadas para ficar em casa e cuidar de questões pessoais e familiares. 

— Feriados, ainda mais os prolongados, sempre são bem-vindos, mas tem certas horas que prefiro ficar em casa mesmo, cuidando de como será o meu dia a dia — conta um comerciante.

Destaques 

O próximo ano entre os feriados que mais vão atrair atenção está o Carnaval, que ocorrerá entre os dias 1º e 5 de março. Esse é um dos períodos mais aguardados do ano, já que oferece a oportunidade de uma pausa prolongada, com muitos aproveitando para viagens mais longas. 

Outro destaque no calendário é o feriado de abril, que começa com a Sexta-feira Santa, no dia 18. A celebração da Páscoa ocorre no domingo, dia 20, e logo em seguida, na segunda-feira, dia 21, comemora-se Tiradentes. Esse feriado prolongado será uma verdadeira maratona de descanso, com três dias seguidos que permitirão uma pausa perfeita para viagens, confraternizações em família ou aquele merecido descanso.

— Com essa sequência de dados, o mês de abril será um dos mais esperados, oferecendo a chance de aproveitar um fim de semana completo sem interrupções, “um fim de semana para ninguém botar defeito”, como muitos já estão comentando. Para quem gosta de se planejar com antecedência, esses feriados são uma excelente oportunidade para garantir o momento — já comemora a agente de viagens, Viviane Laredo Cruz, que já está com quase todos pacotes vendidos também para o Carnaval. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00