Início » Outubro chega com calorão e risco de tempestades

Outubro chega com calorão e risco de tempestades

Mês marca o fim do tempo seco e início de estação chuvosa; veja como fica a previsão

by JORNAL AGORA

Da Redação

Sol, calor e poucas nuvens, a previsão do tempo para Divinópolis continua a mesma durante esta semana. Mesmo com as chuvas que caíram em alguns pontos da cidade no fim de semana, a onda de calor que atinge o estado fará com que as pessoas sintam muito os efeitos destas condições.

Durante esta terça-feira, as temperaturas não devem ultrapassar os 33ºC e a umidade do ar continua em estado de alerta devido a mínima prevista ser de apenas 22%. O dia deve amanhecer com céu limpo durante a manhã e com algumas nuvens durante a tarde.

Já para o restante da semana, o calor aperta com as máximas previstas entre 34º a 37º, no caso das temperaturas mínimas, devem ser registradas 19º a 21º logo pela manhã.

A previsão de chuva é baixa e, em alguns dias, nula. A sexta-feira, 9, é o dia com a maior possibilidade de precipitação, porém, as chances são de 25%. No caso da próxima semana, o cenário é um pouco diferente, já que as temperaturas mais baixas e a grande chance de chuva podem trazer um alívio para os divinopolitanos.

Onda de calor

O Inmet emitiu um alerta de Perigo Potencial devido a uma onda de calor que atinge grande parte de Minas Gerais, inclusive Divinópolis. O aviso começou na manhã de ontem, 30, e deve continuar até às 23h59 desta terça-feira.

De acordo com o órgão, as temperaturas podem estar até 5ºC acima da média durante a duração da onda de calor. A região do Triângulo Mineiro deve ser a mais afetada pela onda de calor, podendo registrar um calor de 38º e 39º.

Dados do Climatempo mostram que a oitava onda de calor que atinge o Brasil, deve durar até o dia 8 de outubro. No mês de outubro, o período da seca começa a dar espaço para o tempo chuvoso, por isso, os próximos dias podem registrar elevadas temperaturas e também fortes chuvas com risco de queda de granizo. 

Queimadas causam estragos

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que setembro registra números de ocorrência de incêndios 30% maiores que a média para o mês, contabilizando 80 mil focos. Os números do último mês tiveram um aumento de 311%, saindo de 18 mil em 2023, para 75 mil em 2024.

Chuvas em outubro

De acordo com informações fornecidas pela Agência Minas, com o fim da época de estiagem e a volta das chuvas, especialistas temem a possibilidade de tempestades fortes durante este mês. 

A partir do dia 10, uma frente fria deve trazer chuvas de intensidade moderada a forte e em algumas cidades, há possibilidade de queda de granizo. As regiões Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Central e Zona da Mata devem ser atingidas pelas condições climáticas.

O retorno das chuvas pelo Brasil deve ser gradual e causando precipitações acima da média em grande parte de Minas Gerais, incluindo Divinópolis. De acordo com um mapa divulgado pelo Climatempo, o estado não tem muitas regiões que devem sofrer com precipitação abaixo da média, exceto no Norte de Minas que a previsão é de “um pouco abaixo da média”. 

Ainda de acordo com o mapa divulgado, uma grande área do Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima, devem sofrer com chuvas “abaixo da média”. 

O La Niña, que provoca chuva no Nordeste e seca no Sul, deve ter intensidade fraca este ano, e, por isso, o quadro característico do fenômeno não surtirá os efeitos costumeiros.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00