Início » Queda de helicóptero e tombamento de ônibus marcam final de semana 

Queda de helicóptero e tombamento de ônibus marcam final de semana 

As duas ocorrências foram registradas em solo mineiro; seis tripulantes morreram e mais de 50 estudantes ficaram feridos nos dois acidentes

by JORNAL AGORA

Lucas Maciel 

Minas Gerais ficou no centro dos noticiários do país neste final de semana. Porém, não foi pelas tradicionais belezas naturais ou comidas típicas, mas por tristes incidentes que tiraram a vida dos tripulantes que atuavam em uma operação de resgate a outro avião. Em outra ocorrência, o tombamento de um ônibus deixou mais de 50 estudantes feridos. 

Acionamento 

Um monomotor caiu, na sexta-feira, 11, no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na região Central do estado. Durante os incêndios, três viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMMG) e um helicóptero foram empenhados na ocorrência para controlar as chamas e garantir a segurança no local. O piloto morreu na hora. 

Quando voltava do atendimento à ocorrência, no fim da tarde de sexta, um helicóptero dos Bombeiros também caiu. Os seis tripulantes morreram: quatro militares do CBMMG, um médico e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A aeronave foi localizada na madrugada do dia seguinte.

Imediatamente, foram empenhados cerca de 84 profissionais para auxiliar nas buscas e no atendimento às vítimas do avião e do helicóptero, incluindo bombeiros e demais agentes, além de cães de busca e aeronaves da PM e da Força Aérea Brasileira. A Defesa Civil de Ouro Preto também atuou no local. 

De acordo com o CBMMG, a última informação repassada pela equipe foi uma condição de ausência de visibilidade e de segurança para retorno. A corporação acredita que a equipe decidiu retornar para Belo Horizonte depois disso. Ainda na sexta-feira foi identificado pela Força Aérea Brasileira um acionamento do dispositivo de emergência do helicóptero, que contém os dados de localização. 

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a condição meteorológica pode ser um fator determinante. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou as investigações. 

Lamentação 

Logo após a divulgação e confirmação das mortes, o Governo de Minas Gerais decretou luto de três dias no estado. Diversas entidades e órgãos se manifestaram e lamentaram o ocorrido, entre eles o Consórcio Intermunicipal de Saúde Oeste (CIS-URG Oeste). 

— O CIS-URG Oeste recebeu esta informação com muita tristeza. Esse helicóptero atuou em muitos atendimentos aqui na região Oeste, onde o apoio aéreo se fez necessário. Lamentamos o ocorrido e juntamente com o Batalhão de Operações Aéreas estamos prestando todo apoio, principalmente psicológico. Neste momento delicado, solidarizamos com os familiares e amigos do médico dr. Marcos Rodrigo Marques Trindade e do enfermeiro Bruno Sudário França, assim como familiares e amigos dos quatro militares — escreveu, em nota. 

Velório 

As seis vítimas foram veladas na tarde de domingo, 13, no ginásio poliesportivo do Colégio Santa Marcelina, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. A cerimônia coletiva foi de muitas homenagens e contou com um um culto ecumênico e honras fúnebres, com salva de tiros com munição de festim. 

Algumas autoridades se fizeram presentes, incluindo a do governador Romeu Zema (Novo), da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo dos Santos, e do assessor especial do Ministério dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que representou o presidente Lula. 

A partir das 15h30, iniciou-se o enterro, que contou com toque de corneta e entrega da bandeira do Brasil às famílias. 

O capitão Wilker Tadeu Alves da Silva e os sargentos Welerson Gonçalves Filgueiros e Gabriel Ferreira Lima e Silva foram enterrados no Cemitério do Bonfim, no bairro Bonfim, na Região Noroeste de BH. Já o tenente Victor Stehling Schirmer e o enfermeiro Bruno Sudário França, no Cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, na Região Norte. Enquanto o médico Marcos Rodrigo Trindade, no Cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, na região Oeste.

Ônibus de estudantes 

A segunda ocorrência grave do final de semana e que também ganhou destaque em todo o estado aconteceu por volta das 7h de domingo. Um ônibus que levava estudantes para Porto Seguro, na Bahia, capotou na BR-418, em Carlos Chagas, na região de Vale do Mucuri.

A excursão saiu de São Tiago, no interior do estado, e era composta por 58 pessoas, entre estudantes, monitores e dois motoristas. O veículo chegou a ocupar as duas vias da pista e, por isso, equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para auxiliar no atendimento a todas as vítimas. 

Grande parte dos passageiros foi encaminhada ao hospital da cidade de Carlos de Chagas. Quando chegou, o Corpo de Bombeiros constatou que todos os ocupantes já haviam sido atendidos, mas a equipe permaneceu para realizar o trabalho de prevenção contra um possível incêndio. 

Os dois sentidos da pista foram interditados para o controle de tráfego. Após a conclusão da perícia, foi realizada a remoção do veículo e a limpeza dos destroços, para que o trânsito fosse liberado. A Polícia ainda investiga o que teria causado o acidente. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00