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Tecnologia fez surgir o consumidor 3.0, explica Sebrae

by Portalagora

 

Da Redação

A tecnologia fez surgir uma nova geração de consumidor. E o micro e pequeno empreendedor deve estar atento para atender esse cliente. A orientação é do Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Segundo a entidade, consumidor 3.0 é mais comunicativo e reivindicativo, realiza compras pela web e faz pesquisas em diversos sites antes de efetuar a transação. Além disso, utiliza ambiente multicanal para se informar sobre o produto e as condições de pagamento.

– Com as mudanças do mercado e o aumento das inovações tecnológicas na área de vendas (tanto nas ferramentas utilizadas para transações como nos canais de contatos com o cliente), surgiu o Consumidor 3.0, expressão utilizada para denominar o novo tipo de cliente. Esse consumidor realiza suas compras e pesquisas sobre os produtos através da internet por meio de seus diversos ambientes de interação – redes sociais, blog, sites. Ele também é mais interativo, comunicativo, reivindicativo e opinativo, buscando maior comunicação com a empresa – explica o Sebrae-MG.

Perfil

Pesquisa divulgada pela HsM Management mostra qual o perfil do consumidor 3.0 brasileiro:

– 73% utilizam sites que comparam os preços dos produtos antes de irem às lojas;

– 55% dos usuários ainda tem insegurança em realizar transações bancárias na internet;

– os produtos mais adquiridos são livros, eletroeletrônicos, cds/dvds, produtos de informática e downloads de músicas.

Dicas

A interação com essa nova geração de consumidor deve ter uma atenção especial do empresário que tem frentes no comércio eletrônico. Confira a algumas dicas do Sebrae-MG:

– no ambiente multicanal, o consumidor sempre busca mais informações sobre os produtos, análises, comparações e condições de pagamento;

– o consumidor 3.0 tem o hábito de pesquisar e questionar mais, buscando mais informações que o auxiliam no momento de compra;

– vários dados que estão disponíveis nos sites da internet auxiliam as empresas a identificar o que é mais importante para esses consumidores,

– além disso, seus perfis podem ser rastreados, identificando seus interesses e desinteresses;

– os empresários podem gerenciar esses dados de registro on-line dos consumidores de forma a conhecer o melhor o comportamento deles e, assim, poder trabalhar estratégias de ação.

 

 

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