Jorge Guimarães
De uns tempos para cá, os brasileiros começaram a cuidar mais da estética e da saúde. A grande surpresa agora é a comprovação de que o Brasil também é apaixonado pela suplementação alimentar.
Uma pesquisa inédita comprovou que 54% dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar. O índice é quase igual ao dos Estados Unidos, onde 68% das pessoas afirmam utilizá-los.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) e Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri).
Mercado
Com todo este crescimento, o mercado se encontra em total ascensão, não só pelo país, mas também em Divinópolis. E o diferencial na cidade é que muitos segmentos do mercado, não ligados diretamente aos suplementos alimentares, abriram espaço em sues estabelecimentos para assim participar do “Boom” que vive o mercado. Hoje, se encontra uma diversificação imensa nas gôndolas de supermercados, nas casas de alimentos diet, nas próprias academias, entre outros. Cenário pelo qual se dá para ver o crescimento da comercialização na cidade, o que dificulta para os empresários ligados diretamente ao ramo, dizer quantos atualmente trabalham com os produtos.
— Hoje em dia, a maioria procura-se prevenir de doenças buscando uma alimentação saudável. Por isso, os suplementos não são usados somente para quem faz academia. Mas é bom lembrar que os produtos foram criados para eliminar as deficiências existentes na alimentação e também podem ser necessários, dependendo do caso, para melhorar o desempenho esportivo. Portanto, um acompanhamento profissional é primordial no desenvolvimento do cardápio alimentar —avalia o empresário Marcelo Menezes Penaforte, há 20 anos no mercado.
Mais usados
Entre os mais usados estão o ômega 3, aminoácidos, minerais e óleos. Mas, no mercado existem casas que ainda vendem como nos velhos tempos, o que facilita em muito para os consumidores.
— O mercado mudou para melhor nos últimos tempos, pois o hábito alimentar do brasileiro também evoluiu. Aqui na loja vendemos, a granel, muita aveia, chia, granola e outros — fala a gerente, Welita Cristina Avelar.
Benefícios
Dentre tantos benefícios a complementação ajuda a melhorar o desempenho físico; suprir carências nutricionais; ajudar no ganho de massa muscular; auxiliar no controle do peso; estimular a renovação celular; atua na fixação de cálcio nos ossos e promover a recuperação da musculatura.
— Diante de tantos benefícios é que o mercado cresceu de forma assustadora nos últimos anos. E assim mostra uma nova realidade de que não só os chamados “atletas” estão utilizando. Aqui em nosso estabelecimento, atendemos idosos, crianças, jovens, ou seja, toda as classes de idade. O que nos abriu um leque muito grande no tipo da clientela o que por sua vez fez crescer as vendas – define o empresário Hebert Vas da Costa.