Início » Ativistas abrem petição pública após fala de vereador sobre sacrifício de animais

Ativistas abrem petição pública após fala de vereador sobre sacrifício de animais

by Portalagora

 

Pollyanna Martins 

Ativistas abriram uma petição pública on-line contra o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira (MDB), após a declaração do vereador Ademir Silva (PSD), na reunião ordinária da última quinta-feira, 8, sobre o sacrifício de animais de rua. O abaixo assinado está no site www.peticaopublica.com.br e nele os organizadores relatam as dificuldades em cuidar dos cães e gatos abandonados nas ruas da cidade, além da falta de apoio do Poder Público.

— Nós, protetores individuais, ONG’s [Organizações Não Governamentais] e demais abraçadores da causa animal temos imensas dificuldades de ajudar os animais que na rua estão, pois não há nenhum suporte – reclamam.

Os ativistas se queixam ainda da situação do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa). Segundo os organizadores do abaixo-assinado, o setor de castração encontra-se fechado, por não ter condições de fazer a cirurgia nos animais.

— Medicamentos estavam vencidos, higiene precária. Não há nenhum suporte para quem quer ajudar – denuncia.

Até o final da tarde de ontem, 2.687 pessoas já haviam assinado a petição. No abaixo-assinado, os ativistas pedem ainda que o dinheiro destinado para a manutenção do suposto caminhão de coleta dos animais de rua, do abrigo temporário, do transporte para a outra cidade e do sacrifício de cães e gatos que estão nas ruas seja revertido para o cuidado deles.

— Eles precisam de um abrigo e principalmente de castração – finaliza.

 Vereador 

Na reunião ordinária da última quinta-feira, o parlamentar disse em seu discurso que Divinópolis tem muitos animais soltos pelas ruas da cidade e que o prefeito havia garantido a ele que um caminhão já estaria pronto para coletar esses animais.

 — Já foi reforçado e em alguns dias vai começar a operação “Pega Animal”. Você que é dono de animal que fica causando transtornos na nossa cidade, cuide bem dele, porque senão daqui a uns dias ele será pego e levado ao Icaraí. Se em sete dias você não resgatá-lo, ele vai lá para Formiga. Se [o dono] não for a Formiga, infelizmente ele [o animal] vai tomar outro rumo, que é o do sacrifício. Quem tem animais e gosta deles precisa fechá-los em lugar adequado. Nas ruas, além de causar acidentes, estão emporcalhando a nossa cidade.

Logo após a repercussão da sua fala, Ademir emitiu uma nota de esclarecimento. Nela, o vereador afirma que se referia a animais de grande porte (cavalos, vacas, bois), que, se soltos em vias públicas, podem causar acidentes e colocar em risco a vida da população.

– Hora nenhuma foram citados cães e gatos. Esclarecemos que, em nova conversa com a administração, foram relatados equívocos na informação que nos foi passada. O procedimento será reativado para animais de grande porte da seguinte forma: o animal será apreendido, levado para o Horto Florestal em local adequado, com água, comida etc. – explica.

O parlamentar informou ainda que será dado prazo de 30 dias para que o proprietário retire o animal da rua. Caso dentro deste prazo o animal não seja retirado pelo dono, ele será doado após uma sindicância.

– Sendo, assim, improcedente a ida de animais para a cidade de Formiga para fins de extermínio. Sou contra extermínio de animais e a favor de políticas sérias para que, de forma adequada, seja feita de retirada de animais de grande porte das ruas de Divinópolis para evitar acidentes – alega.

 Prefeitura 

A Prefeitura de Divinópolis informou, por meio de nota, que o Crevisa faz a castração dos animais de rua em casos vinculados ao controle de leishmaniose e que, dentro deste conceito, “a previsão é realizar a castração de 100 animais por mês”. O Poder Executivo negou que faça o recolhimento de cães e gatos para sacrifício e que desenvolve parcerias com a ONG Vida Animal e a Universidade Federal São João del-Rei – Campus Dona Lindu para o controle de leishmaniose. 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00