Início » Caixa cassa operação de construtora de casa que põe família em risco

Caixa cassa operação de construtora de casa que põe família em risco

by Portalagora

Ricardo Welbert

No dia 18 de abril último o Agora mostrou a situação de uma casa na rua Nigéria, no bairro Paraíso, com vários danos estruturais e que ameaça a segurança dos moradores, pois corre risco de desabar. O imóvel foi construído por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal. Quase um mês depois, a Caixa Econômica Federal respondeu à reportagem.

— O imóvel foi financiado através da modalidade “Aquisição de imóvel novo”, com execução de todos os procedimentos exigidos para tal modalidade, inclusive a verificação de vícios construtivos aparentes — diz a Caixa.

“Vícios construtivos” são fatos como a cratera que se abriu em parte do chão de concreto do quintal quatro meses depois de a família ter se mudado para a casa. O incidente derrubou parte de um muro. O entulho desmoronou e invadiu o terreno vizinho.

— Informamos ainda que a construtora responsável pelo imóvel foi incluída no Conres [cadastro interno do banco] e está impossibilitada de operar no sistema habitacional — finaliza a Caixa, sem dizer o nome da construtora.

Informada pelo Agora sobre a resposta da Caixa, a dona de casa Elisabete Oliveira Barros disse que também não sabe o nome da construtora porque, segundo ela, o homem que se identificou como responsável pela obra não mencionou qualquer empresa.

— Meu advogado também quer saber o nome da empresa. Até o momento, a única informação que tenho é o número de telefone do homem que se apresentou como construtor e foi o responsável pela construção da casa. Pelo que sei, ele já mudou o nome da empresa dele por várias vezes e por isso já não é mais o mesmo nome de antes. Já liguei para ele e ele me disse que Caixa não vai consertar nenhum problema na minha casa. Além disso, ele não dá o endereço de trabalho dele pra ninguém — diz a moradora.

Danos_em_imovel_do_Minha_Casa_Minha_Vida_no_Paraiso_-_Iara_Souza_3
Tubulação subterrânea exposta em cratera aberta há quatro anos (Foto: Iara Souza)

Dilema

Os problemas na estrutura são visíveis ainda na calçada, onde o cimento está oco e bastante trincado. O portão corre risco de cair devido a um recuo na parede, que cedeu cerca de dois centímetros.

Na garagem, um espaço de quase três centímetros separa uma parede e o acabamento do piso, ao qual deveria estar unida. Se o carro está estacionado na garagem e alguém passa pelo local, é possível sentir o piso tremer.

Os demais cômodos também acumulam rachaduras e trincas. Também são visíveis os mofos e bolores causados por infiltrações em paredes e no teto.

Danos_em_imovel_do_Minha_Casa_Minha_Vida_no_Paraiso_-_Iara_Souza_1
Queda de muro gerou acesso a quintal vizinho (Foto: Iara Souza)

No quintal, parte de um muro cedeu e expôs uma tubulação. Isso ocorreu há quatro anos. Tempo suficiente para que crescesse no buraco um pé de mamonas de sete metros de altura.

A cratera aberta tem cerca de cinco metros de profundidade e dá acesso ao terreno ao lado, que é rebaixado. Sem escoras, a estrutura pode ceder ainda mais, colocando a segurança da casa e das pessoas em risco.

— Assim que ficou pronto, há dez anos, a gente se mudou pra cá. A casa parecia ótima, mas, com o passar do tempo, foram surgindo rachaduras no piso. Chamamos o engenheiro e ele disse que a casa havia sido construída em um terreno com um tipo de problema. Mas os problemas só aumentam. O muro do quintal já caiu duas vezes e a gente tem medo de que algo pior aconteça. A Defesa Civil disse pra gente sair, mas pra onde? — reclama.

O Agora enviou ontem à Caixa as novas informações fornecidas pela moradora e aguarda retorno.

Outro lado 

O Agora fez contato com a Caixa Econômica Federal, gestora do “Minha Casa, Minha Vida”. A reportagem enviou algumas fotos dos problemas no imóvel e o número do contrato de aquisição do imóvel. Porém, não teve retorno até o fechamento desta reportagem, às 17h30. 

Mato em quintal ao lado da cratera (Foto: Iara Souza)

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00