Início » Números não mentem

Números não mentem

by Portalagora

As agências reguladoras internacionais que indicam índices de crescimento econômico ou de baixa dos países até que deram crédito ao Brasil, mas recuaram, pois o que parecia ter acontecido eram apenas números mal fornecidos. Na comparação do índice de desemprego em Divinópolis com o do país, nota-se incrível semelhança, pois enquanto aqui em um ano foram criados mais de 600 postos de trabalho, em nível nacional, onde o número de desempregados passa de 13 milhões, o emprego alcançou a casa dos 16.700 vagas, algo em torno de 100 vezes mais. Muito pouco, embora dentro da realidade de estagnação geral.

Hoje, os fornos de ferro-gusa em Divinópolis estão funcionando e, com o dólar em alta, o faturamento paga as contas atrasadas, com muitos empresários já gastando por conta. Foram adquiridos aviões, outros passaram a se deslocar em aeronaves fretadas, compraram apartamentos em Portugal, mas o resto da população paga a conta.

É notório o surgimento de lojas esparsas na cidade e que o fast-food continua em alta. Mas Divinópolis há anos não registra o surgimento de uma casa de porte para clientela mais exigente ou despojada. A última (Beb’s) fechou as portas “porque não podia suportar as exigências do poder público municipal”. Conversa para boi dormir. Outras casas semelhantes também sucumbiram e o sonho do McDonald’s continua apenas nas conversas, sem ninguém se arriscar no investimento, pois, com royalties altos e vendas em baixa, o prejuízo é certo.

Divinópolis, que beira 230 mil habitantes, comporta lojas de maior porte, mas o dinheiro anda escasso. Em Montes Claros, onde a grana também está curta — mas com muito mais indústrias, pois pertence à área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) —, há 330 mil habitantes girando pelos shopping centers e um McDonald’s. Também em Juiz de Fora, a cidade mais carioca de Minas, que já foi a segunda maior do estado, hoje com pouco mais de 500 mil habitantes, ostenta a emblemática loja americana de sanduíches, enquanto Uberlândia, com menos de 600 mil habitantes, sustenta três.

Esta aparente fixação pela McDonald’s serve apenas para mostrar a diferença por onde o dinheiro passa ou é mais escasso. Se hoje parece não se vislumbrar nenhum grande empreendimento para Divinópolis, o mesmo não se pode dizer de Varginha, que, com 130 mil habitantes, tem no centro da cidade uma vistosa loja da mais famosa rede americana de sanduíches. Ou seja, a rota mais promissora para quem quer fazer bons negócios em Minas, passa pela BR 381 com destino ao sul de Minas.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00