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Anunciada passarela de 160 m sobre trilhos urbanos no Centro

by Portalagora

Flávio Flora

A VL! Multimodal e a Prefeitura de Divinópolis realizaram ontem o lançamento da pedra fundamental da passarela sobre a ferrovia, ligando a rua Minas Gerais à avenida do Contorno. Esse equipamento de acessibilidade segura é reivindicado há décadas pelos moradores locais, obrigados a ajustar suas vidas ao movimento intermitente da ferrovia e às três únicas possibilidades de acesso ao Centro, muitas vezes bloqueadas pelas manobras das composições.

A decisão de construir a passarela parece um sinal de que o projeto de retirada dos trilhos do perímetro urbano foi para os arquivos da empresa. No ato do lançamento da pedra fundamental da obra, o prefeito Vladimir Azevedo destacou a boa relação do município com a empresa ferroviária, mas não deixou de lembrar do projeto federal, que não se viabilizou.

– Tudo tem seu tempo e agora chegou a hora de deixarmos esta importante reivindicação já viabilizada e encaminhada – comemorou o prefeito.

Longa passarela

A passarela, orçada R$ 3 milhões, deve ser instalada em agosto de 2017, segundo o cronograma da empresa. Terá cerca de 160 metros de comprimento, estimados pelo recurso “medidor de distância” do Google Maps.

Segundo o superintendente de Relações Institucionais da VL!, André Elesbão, têm importância mútua os trilhos urbanos e a cidade para a ferrovia, marcante desde a criação centenária do município. Ele convocou os moradores a fiscalizar a utilização da obra.

— A passarela vai ser construída e montada dentro de todos os padrões de acessibilidade e foi elaborada com o objetivo de otimizar o atendimento, com as rampas o mais próximo possível das residências (…) Não adiantaria nada todo esse investimento se as pessoas insistissem em continuar pulando entre os vagões — ressaltou Elesbão.

Moradores felizes

Ex-funcionária da Câmara Municipal, a advogada Marlene Mendes, moradora da Contorno com sua família, desde o início dos anos 1990, já lutava junto dos vereadores por uma passarela no local. Na Tribuna Livre, ela disse certa vez que era uma reivindicação antiga e criticava o descaso da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).

O morador Geraldo Marcolino, da avenida do Contorno, há mais de 50 anos, traduz bem o sentimento de alegria dos moradores com a esperança reacendida com a notícia.

— É um dia de festa para todos nós. Ao longo de todo esse tempo, a gente já viu muita gente sofrendo para fazer essa travessia, muitas vezes pessoas idosas e doentes. Essa pedra fundamental é o presente de Papai Noel que nós esperávamos — disse.

O que é VL!

Pelos ramais que integram o pátio de manobras e separam os moradores da avenida do Contorno do Centro, passam diariamente longas composições se articulando para levar grãos, açúcar, fertilizantes, produtos siderúrgicos e industrializados a vários locais do País.

A VL! Multimodal é quem controla todo esse sistema integrador das ferrovias, terminais e portos pelos quais transporta carregamentos de terceiros. Em 2014, parte da empresa foi vendida e seu capital agora está distribuído entre a Vale (37,6%), a Brookfield (26,5%), a Mitsui (20%) e o FI-FGTS (15,9%). Ela engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA) – da qual pertence a unidade de Divinópolis, trecho do corredor logístico nacional Sudeste/Centro-Oeste – além de terminais intermodais, onde produtos são carregados e descarregados, e terminais nos portos de Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

 

 

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